Como fazer o currículo Lattes


lattes

O Currículo Lattes é considerado um padrão em todo o país no registro da trajetória acadêmica e profissional dos estudantes e pesquisadores do Brasil e é atualmente usado pela maior parte das instituições de pesquisa e universidades brasileiras. Por ser bastante rico em informações e ter bastante credibilidade, é uma ferramenta para analisar a capacidade de quem deseja financiamentos na ciência e na tecnologia.

cnpq curriculo lattes 285x175 Como fazer o currículo Lattes

Como então fazer um currículo lattes? Será que é preciso pagar por isso? Os interessados devem ter em mente que a plataforma lattes é totalmente gratuita e todos aqueles que querem disponibilizar ali suas informações devem ter apenas um computador com internet. É importante fornecer os dados porque assim há maior transparência e mais confiança nas atividades do CNPq e das agências que usam a plataforma. Outra grande vantagem é que assim os pesquisadores se conhecem mais, podem trocar informações e contribuindo para a melhoria e desenvolvimento do conhecimento humano em diversas áreas. Conforme os dados sobre cada cientista vão sendo acumulados a memória de pesquisa no Brasil também se preserva e torna-se evidente.

Veja então como fazer o currículo lattes.

  1. Acesse o site http://lattes.cnpq.br.
  2. Clique no botão “Cadastrar-se” e forneça as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, país de nascimento, nacionalidade, CPF, e-mail, confirmação de e-mail, senha e confirmação de senha.
  3. Clique em “Confirme” depois de conferir se os dados estão corretos.
  4. Será disponibilizado o “Termo de Adesão e Compromisso” . Leia ele todo e caso concorde, clique na caixinha “Estou de acordo” e clique no botão correspondente. (para que o currículo seja cadastrado é preciso que esse termo seja aceito.
  5. A área de atualização do currículo será aberta para que sejam colocadas a sua trajetória profissional, contudo, ele ainda não foi enviado
  6. Toda vez que o currículo for atualizado deverá ser ao CNPq e barra amarela aparece na parte de cima da tela, dessa forma: “Atenção ! As alterações realizadas só serão aceitas quando enviadas ao CNPq em definitivo. Clique aqui para enviá-las.”
  7. Após isso, o currículo será mostrado da maneira como será publicado, de modo que possibilite uma revisão e ainda declare estar concordando com a declaração do Termo de Adesão. Depois de lê-lo, clique na caixinha e depois em “enviar para o CNPq”.

Currículo Lattes Plataforma 300x250 Como fazer o currículo Lattes

Muita gente que cadastra o currículo Lattes quer também disponibilizá-lo no Google para que outras pessoas possam ter acesso a ele e assim aumentar as chances de ser conhecido no mercado de trabalho, podendo haver maiores chances de trocas de informações. Esse intercâmbio é importante para a continuidade e fortalecimento da pesquisa no país. Para poder então tornar o currículo disponível no maior motor de busca do mundo, é preciso abrir a página Incluir/Remover o seu URL (Google), no endereço http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html. Depois, coloque o endereço do seu currículo, as palavras-chave e clique em confirmar. O endereço do seu currículo fica embaixo da foto e texto de resumo.

Agora que já sabe como cadastrar o currículo lattes, basta colocar mãos à obra Boa sorte!