Como fazer o disco de newton


PF3-A000

O disco de Newton é repartido em 7 cores, entre essas 7 cores estão vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. O disco recebeu o nome de Newton devido ao físico e matemático Isaac Newton, responsável por descobrir que as cores trabalham através de uma radiação eletromagnética, devido a isso quando a luz do sol atravessa diretamente algumas gotículas de água podemos presenciar o fenômeno arco íris. Sua forma de disco junto a um pedaço de madeira permite que o mesmo seja girado em alta velocidade, com a ajuda dessa velocidade podemos perceber que as cores praticamente se misturam e voltam ao branco.fig022 Como fazer o disco de newtonFazer disco de Newton – Passo a Passo 

Esse disco é muita as vezes cobrado na aula de ciência, trata-se de um disco simples, onde as cores devem estar devidamente ordenadas e em forma triangular, acompanhando a circunferência do circulo, com a base maior e sua parte superior mais fina.DiscoColorido 400x250 Como fazer o disco de newton

1) Tenha em mãos os seguintes materiais: Compasso para conseguirmos fazer a circunferência, cartolina branca para que sirva de base para nosso desenho, lápis de cor ou giz de cera (caso queira poderá utilizar também tinta guache), régua e borracha.

2) Pegue o compasso e faça um circulo na cartolina, a circunferência desse circulo deve ter no máximo 15 cm “dependendo do tamanho que você queira fazer”. Divida o circulo em 7 partes utilizando uma régua, colorindo cada parte com a cor do arco íris, para ficar mais simples o acompanhamento das cores siga essas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Essas cores devem ser coloridas da direita para esquerda.

3) Aproveite o furo do compasso que fica sempre no centro do circulo para colocar um lápis, passe o lápis com cuidado para que não rasque muito a cartolina. Pronto, seu disco estará pronto para entrar em ação, basta rodar o lápis e prestar bem atenção nas cores, você irá perceber que a velocidade faz com que todas as cores sumam e apareça apenas o branco.

Dicas para criação de disco de Newton – Professores

Os professores sempre querem deixar a matéria a mais clara possível, para isso precisam sempre de um bom equipamento em mãos para apresentar aos seus alunos. Com o disco de Newton não é diferente porém, existe uma dica para deixar sua explicação bem clara, trabalhando com um disco “tamanho família”.

1) Pegue todos os materiais necessários porém utilize uma cartolina grande e no lugar de um compasso simples, iremos utilizar prego e barbante “caso não tenha um compasso grande”.

2) Coloque a cartolina em uma mesa “velha” de madeira, escolha mais ou menos o centro da cartolina e fixe o prego com o auxilio de um martelo. Nesse prego você deverá amarrar um barbante do tamanho que você queira a circunferência, amarrando o barbante também amarre em sua outra ponta uma caneta, dessa forma você conseguirá fazer um circulo.

3) Separe o circulo em 7 partes e colora conforme indicado acima. Ao invés de fixar em um lápis iremos fixar esse disco em um ventilador de chão.

Fixe o disco com o auxilio de fita adesiva e apresente para seus alunos, com certeza vão ficar encantados com o resultado. Boa sorte!

5 replies to this post