Como fazer o leite materno secar


Stefani-Zuma-718615

Como fazer o leite secar? Seu bebê não quer mais ser amamentando ou por outro motivo qualquer você necessita finalizar o aleitamento? Pois saiba que esta é uma tarefa que requer muita paciência e carinho, pois seu organismo precisará se acostumar a não produzir mais o leite, e isso deverá acontecer de forma gradual.flickr 2550864384 hd Como fazer o leite materno secarMuitas vezes o bebezinho, por algum motivo não aparente, refuta o peito materno e de repente não aceita mais ser amamentado. Nesse momento, as mamas ficam inchadas e repletas de leite, e o desconforto que se segue é muito desagradável. Então a mamãe, freqüentemente, tomada por um sentimento de tristeza terá que fazer com que a produção do leite seja encerrada.flickr 301255558 hd 600x250 Como fazer o leite materno secar

Se você está passando por esta situação, ou outra que necessite do mesmo procedimento, veja a seguir algumas dicas simples de como fazer a demanda de leite cessar.

 1ª Dica: Aperte as mamas:

Um procedimento bem simples é usar um top ou sutiã bem apertado sobre as mamas. Você ainda poderá comprar ataduras ou faixas médicas, e pedir ao seu esposo ou outra pessoa de seu convívio, para fazer o enfaixamento das suas mamas, de uma forma justa e apertada, tirando-as apenas por curtos espaços de tempo. Tal recurso deverá ser usado por um período de 01 a 02 meses, não ofereça o peito ao bebê durante esse tempo.

 2ª Dica: Chá de Salsa:

Você também poderá ingerir o chá de salsa, que segundo a medicina fitoterápica, é uma erva que auxilia na diminuição da produção do leite, além de contar com propriedades anti-inflamatórias que podem ser uteis no caso de congestão nas mamas.

Para fazer o chá você irá precisar de:

- 500 ml de água;

- 03 colheres de sopa de folhas de salsa lisa

Modo de preparo:

Ferva a água, e coloque as folhas de salsa, tampe o recipiente e desligue o fogo. Deixe esfriar e tome no mínimo 03 xícaras ao dia, durante 15 dias ou até que seque o leite.

 3ª Dica: Faça massagens no seio:

Durante a fase que se encerra o aleitamento, pode haver o ingurgitamento mamário e então será necessário que realize compressas com água morna no local, fazendo massagem na mama, com um movimento semelhante ao da ordenha, empurrando delicadamente o seio, no sentido da axila para o mamilo. Esse procedimento evitará o empedramento do leite.

 4ª Dica: Procure um médico:

Peça ao médico ajuda terapêutico-medicamentosa para cessar a produção de leite caso os métodos acima falhem.

O essencial nessa fase é que você tenha muita paciência, pois assim como seu organismo se preparou durante toda a gestação para a produção do leite, ele precisará de um tempinho para se habituar à não produzi-lo mais. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

6 replies to this post