Como fazer o quadrado mágico


double-six ms

O jogo do quadrado mágico é basicamente uma conta matemática, consiste em fazer nove casas, onde os números de 1 a 9 irão formar em diagonais e linhas um mesmo numero. Segundo informações esse jogo nasceu a milhares de anos atrás no centro da China. O quadrado mágico foi inscrito no peitoral de uma tartaruga e depois foi interpretado como uma revelação da geometria, onde estudiosos afirmavam que esses cálculos eram muito avançados para a época, por isso existia um segredo e também vários cálculos matemáticos em apenas um quadrado que consistia em nove números.

220px Albrecht Dürer   Melencolia I detail Como fazer o quadrado mágico

Quadrado Mágico Passo a Passo

Os chineses quando construíram o cálculo deram origem as posições dos números, essas origens tinham muito haver com a natureza. O jogo basicamente funciona em formar o número 15, tanto em diagonais como em linhas, por isso todas as posições que forem apontados, os números iram chegar a um mesmo valor “15″.

1) Formula básica do quadrado mágico, sempre muito utilizada por professores de matemática:

???
???
???

2) Coloque os números que deveram seguir em cada casa, esses números deveram formar o 15 em cada angulo, linha e diagonal. Vamos começar pelo 1, número que significa água, principio de tudo que deve ficar na base central da formula.

???
???
?1?

3) Lembre-se, o cálculo nunca segue os numerais de forma normal, por isso o próximo passo é encaixar 2, 5 e 8 que significa terra, centro e eixo, considerados casas de transição. A formula ficará dessa forma:

??2
?5?
81?

4) Seguindo com a formula, o 3 e 4 são considerados madeira e criação, por isso um fica em cima do outro, do maior para o menor:

4?2
35?
81?

5) Aplique novamente do maior para o menor o 6 e 7, considerados metal, maturidade e recolhimento:

4?2
357
816

6) Faltando apenas o 9 para completar a formula, sendo ele o fogo, o fim e a transformação. Deve ser aplicado no centro superior da formula.

492
357
816

Agora vamos aos cálculos:

492 = 15
357 = 15
816 = 15

Diagonais:

15   15   15
4      9      2
3      5     7
8      1     6

Ponta a Ponta:

4 9 2 = 15
5 7
8 1 6 = 15

saturn Como fazer o quadrado mágico

Informações:

Esse pequeno quadrado matemático é tido como o cálculo do universo, justamente por oferecer todas as informações referente a tudo que existe no universo, pois incluí transformações e eventos naturais que transformaram o universo para que o mesmo chegasse até o ponto que chegou hoje. Em alguns países e regiões o quadrado mágico é tido como a astrologia das nove estrelas, pois reflete a posição das nove estrelas da constelação Ursa Maior.

Esses números também podem servir de estudo pessoal, utilizado a astrologia, como no caso da data de nascimento onde é feito um estudo que oferece a real personalidade de determinada pessoa. Para cálculos matemáticos o mesmo é utilizado como um quebra cabeça, muito utilizado por professores para fazer com que seus alunos passem o tempo e também exercitem sua mente, pois longe da formula apresentada acima, a pessoa tem que quebrar muito a cabeça para chegar a um resultado final e por ser muitas combinações muitas pessoas acabam não conseguindo.

Agora que você aprendeu o cálculo, é interessante oferecer as pessoas como um quebra cabeça, além de ser um ótimo passa tempo, o mesmo estimula o cérebro a melhor os cálculos matemáticos. Boa sorte!