Como fazer o sinal da cruz


5440446840_c14cb840b0_b

É o sinal dos cristãos, particularmente um sinal muito usado pelos católicos. Muitos fazem o sinal da cruz diariamente, muitos observam outros fazerem, mas poucos, bem poucos sabem o que realmente significa.mwm00127 Como fazer o sinal da cruzAo fazer o Sinal da Cruz, “desenhamos”, com nossa mão esticada, uma grande cruz: da testa, ao tórax, indo de ombro a ombro, ao mesmo tempo em que pronunciamos as palavras: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém!2205098102 a8c70b11c6 Como fazer o sinal da cruzO formato do sinal nos lembra a cruz de Jesus Cristo, e as palavras, um ato de fé à Santíssima Trindade, que é a doutrina essencial do cristianismo: Deus existe em forma de 3 pessoas distintas, mas que, ao mesmo tempo, são uma só – como se fosse a chama de 3 velas, que, unidas, formam uma única e, separadas, brilham por si próprias.mini 500 5896 123939415980118 Como fazer o sinal da cruzQuando bem feito, o sinal da cruz é cheio de significados, e também é uma oração e um ato de fé.  Algumas pessoas o fazem de forma tão mal feita e rápida que mais parece que estão espantando mosquitos.4664479387 3410e3db5b 500x250 Como fazer o sinal da cruzVeja a forma correta de fazer esse sinal e seu verdadeiro significado:

Para ser mais completo você pode fazer um outro gesto antes do Sinal da Cruz:

  1. Com o polegar traçar 3 cruzinhas: na testa, na boca e no peito.
  2. Ao traçar na testa diz: Pelo sinal da Santa Cruz - o significado é nos livrar de pensamentos ruins.
  3.  Ao traçar na boca diz: Livrai-nos Deus, Nosso Senhor – o significado é não permitir que nossas palavras sejam motivo de mágoas e calúnias.
  4. Ao Traçar no peito diz: Dos nossos inimigos – o significado é proteger nosso corpo e nosso coração de todos aqueles que nos desejam mal.

E em seguida fazer o Sinal da Cruz dessa forma:

Com a mão direita esticada:

1) Toque com as pontas dos dedos a sua testa, pronunciando as palavras: Em nome do Pai - ao proclamar Deus como Pai, você declara sua fé a um Deus Criador, que rege e conduz todas as coisas.

2) Desça a mão e toque com a ponta dos dedos o diafragma – um pouco acima do umbigo – e pronuncie as palavras: e do Filho - ao pronunciar essas palavras você declara sua fé no Senhor Jesus Cristo e que crê em sua divindade e na salvação através de sua morte e ressurreição.

3) Leve a mão ao ombro esquerdo e depois ao ombro direito, pronunciando as palavras: e do Espírito Santo - essas palavras significam sua fé na ação do Espírito Santo. É através dele que o homem incrédulo é capaz de reconhecer seus pecados e voltar-se para Deus, aceitando a salvação de Jesus Cristo.

4) Pronuncie finalmente o Amém, que significa: assim seja, eu creio!

Atenção: Não é necessário dar beijinho nos dedos após fazer o sinal da cruz.

Observações finais:

Quando você faz esse sinal, está querendo dizer que aquilo que está fazendo ou vai fazer será oferecido a Deus e, ao mesmo tempo, está pedindo força e proteção através deste ato de fé.

Momentos em que você pode e deve fazer o Sinal da Cruz:

  • Antes das refeições,
  • Ao acordar,
  • Ao deitar,
  • Antes de um exame,
  • Antes de sair para o trabalho,
  • Ao sair de casa,
  • Antes de fazer uma oração,
  • Ao começar ou terminar um trabalho,
  • Nos momentos de perigo ou difíceis,
  • Nos momentos de alegrias.

Mas nunca use esse sinal como superstição ou atribuindo a ele poderes mágicos. Ele é simplesmente uma oração de fé e amor ao Deus trino.

Esperamos que o texto tenha sido esclarecedor!

Abraços!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !