Como fazer óleo de abacate


5805624509_378de381cd

Desde a alimentação orgânica à preservação do meio ambiente, a proposta de trazer à tona as propriedades das coisas em seu estado natural inclui a composição dos cremes, das comidas e até mesmo dos remédios. Nesse contexto, e saturados dos produtos industrializados e que muitas vezes excluem o verdadeiro potencial de seus componentes, o óleo de abacate tem sido aplicado em várias receitas, cotado tanto como boa fórmula para a saúde dos olhos, da cútis e dos cabelos quanto para reforçar a imunidade do organismo, prevenir doenças cardíacas, diabetes e da próstata e auxiliar nas dietas de emagrecimento.

442px Olive oil from Oneglia Como fazer óleo de abacateLemone/Wikimedia Commons

O abacate é um fruto que se destaca devido ao seu alto teor de ácido oleico, gordura essa que ajuda na redução do mau colesterol e aumento do colesterol bom, equilibrando seus níveis no organismo. Além de ser composto por outras substâncias responsáveis pela redução do risco de câncer de próstata nos homens e no controle do índice glicêmico e da insulina em pacientes com diabetes. Contém ainda forte teor de vitamina E com ação antioxidante, combatente dos temíveis sinais de envelhecimento na pele.

avocado 16041 640 Como fazer óleo de abacate
PublicDomainPictures/Pixabay

Mas como fazer o óleo de abacate? Como ele pode ser consumido? Caso não queira comprar e consumir o óleo de abacate industrializado, como posso extrair meu próprio óleo de abacate? Com tantas propriedades positivas, o óleo de abacate pode ser ingerido para fins medicinais ou aplicado nas madeixas e na pele.

Se não gosta da ideia de consumir o óleo de abacate industrializado, como extrair o óleo de abacate em casa? É simples, mas leva certo tempo. Como fazer:

Passo a passo

  1. Tenha em mãos cerca de cinco abacates maduros e médios para produzir mais ou menos cem mililitros do óleo;
  2. Com o auxílio de um garfo, de um liquidificador ou de um processador de alimentos, amasse os abacates e coloque em um recipiente aberto;
  3. Deixe exposto ao sol por uns cinco dias e mexa a mistura de vez em quando, algumas poucas vezes por esses dias;
  4. No sexto dia ao sol, observe que o óleo do abacate irá se soltar da mistura. Esprema usando um pano de prato limpo ou com uma colher, o óleo sairá pronto para consumo.

800px Fresh Olive Oil Olio dOliva Novello frisches Oliven Oel 2008 Como fazer óleo de abacatePeter Forster/Wickmeia Commons

Dica: Caso não haja sol forte, use um forno elétrico com a temperatura de quarenta graus, deixe no forno por três dias.

Como armazenar o óleo de abacate

Guarde em um vidrinho devidamente higienizado, não precisa ser necessariamente na geladeira.

Dicas

100097781 676a14804e Como fazer óleo de abacateMinivanNinja/Flickr

  • Como alimento, consuma o óleo de abacate puro ou em molhos para tempero de saladas em hortaliças cozidas ou na finalização de pratos quentes. Dica: o óleo vegetal de abacate é mais resistente a temperaturas altas, use-o em refogados e frituras.
  • Para uso direto nas madeixas, a concentração de vitamina E presente no óleo de abacate dará aos seus fios, uma hidratação profunda e os protegerá dos danos do sol.
  • Para aplicação na cútis, o óleo de abacate tem ação hidratante, clareadora e antioxidante.

Boa Sorte!

 (Imagem Destaque: herval/Flickr)