Como fazer ordenha


Milch-cow 3

É dado o nome de ordenha ao ato de realizar a extração do leite da glândula mamária. Há, basicamente, três formas de se realizar a ordenha: de forma manual (quando realizada pelo ordenhador), mecânica (quando for utilizada ordenhadeira) ou então pelo bezerro no caso da amamentação. É fundamental que o produtor dê uma importância muito grande para a ordenha, pois é nesta fase que a vaca dará o retorno esperado da exploração leiteira.

ordenha2 Como fazer ordenha

Como é de se imaginar, a prática exige muitos cuidados. Isso por que, dependendo das condições com que é executada, proporcionará a obtenção de maior quantidade e qualidade do produto com menos stress ao animal. Portanto os cuidados de higiene devem ser intensos e muito rígidos para que os gastos sejam os menores possíveis, com resultados favoráveis è produção (seja doméstica ou comercial).

Os benefícios econômicos de uma boa ordenha proporcionarão os seguintes ganhos:

  • Aumento na produção.
  • Melhor qualidade do leite.
  • Menores gastos com medicamentos, mão-de-obra e assistência veterinária.

Para obter uma boa ordenha, um conjunto de procedimentos deve ser realizado rotineiramente, tanto na ordenha manual como na ordenha mecânica, procurando-se sempre dar ao animal as melhores condições deixá-lo sem estresse, para permitir a extração de um leite de qualidade. Uma ordenha bem-sucedida é, antes de tudo, resultado de uma rotina saudável para os animais.

ordenha4 Como fazer ordenha

Deve-se observar a higiene do local onde o animal fica. Muita umidade ou acumulo de sujeira, dejetos fecais e afins pode causar mastites, que contaminam o leite, causam dor ao animal e gastos com o tratamento.

O ordenhador pode se transformar num dos maiores veículos usados para o transporte de microorganismos para o leite e úbere da vaca. Recomenda-se bons hábitos de higiene no momento da ordenha tais como: manter as unhas e cabelos aparados, usar boné para prender os cabelos, lavar as mãos antes do início de cada ordenha com solução desinfetante (água sanitária a 5%), usar uniforme sempre limpo, realizar a ordenha contínua sem interrupções e evitar hábitos como fumar, comer e cuspir.

ordenha3 Como fazer ordenha

Há diversas formas de realizar a ordenha manual. As que seguem abaixo são as mais comuns e, também as mais recomendadas por agredirem menos  o animal.

  • Punho fechado: é o método mais comum. Consiste em colocar o teto entre os dedos polegar e indicador, formando um anel, fechando o teto de cima para baixo, evitando o retorno do leite; com os demais dedos, da mesma forma pressiona-se com suavidade de cima para baixo, forçando a saída do leite.
  • Polegar totalmente dobrado para dentro da mão: fecha-se o teto com o auxílio dos dedos indicador e médio, pressionando contra o polegar dobrado. A extração do leite ocorre pelo movimento dos dedos. Este método requer muito esforço sobre o polegar, tornando-se muito cansativo. É recomendado sempre que se tiver com tetos pequenos.
ordenha1 Como fazer ordenha

Especialistas confirmam que a ordenha manual, se realizada de forma correta e higiênica, pode levar vantagem em relação à mecânica, por ter menos acúmulo de microorganismos, coisa que ocorre frequentemente nas máquinas. Basta ficar sempre atento para a contaminação, que é a grande vilã da ordenha, tanto manual quanto mecânica.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !