Como fazer organograma


Via Flickr

O organograma nada mais é do que um quadro, em forma de diagrama, no qual consta a relação de níveis hierárquicos de uma empresa ou instituição. Isso mostra quais são as pessoas que possuem mais poder dentro do local, em ordem de escala. Além disso, o organograma também mostra, dentre as pessoas mais influentes que aparecem no quadro, quais são as suas funções. Ex.: Diretor financeiro, diretor executivo, etc. Serve para mostrar onde atuam cada um de seus componentes. Atualmente os organogramas estão presentes em praticamente todas as organizações, sobretudo as empresas de grande porte e multinacionais. Existem diferentes tipos de organogramas, que são:

5894521461 6d1621cf4d Como fazer organograma

Via Flickr

  • Organograma vertical (ou clássico): É o mais utilizado entre os modelos. Representa de forma clara e específica a ordem hierárquica da empresa.
  • Organograma circular (ou radial): É exatamente o oposto do organograma clássico, tendo em sua composição textos que demonstrem o quão importante é o trabalho em equipe. Quando este tipo de organograma é utilizado, geralmente não há a preocupação em destacar a hierarquia da empresa, sendo mais importante frisar a importância do trabalho em equipe.
  • Organograma horizontal: Este também é elaborado com base na ordem hierárquica da empresa, no entanto possui um formato diferente, estando os nomes e respectivos cargos colocados não de cima para baixo, o que poderia demonstrar certa discriminação, por parecer que um cargo ou pessoa é mais importante do que o outro. Cada nome e cargo é colocado ao lado do outro.
  • Organograma matricial: Este tipo é utilizado é usado não para mostrar ordem hierárquica fixa da empresa, mas sim para mostrar a ordem em que cada componente se encontra no momento em que está sendo executado um projeto, ou seja, é uma ordem temporária, pois a qualquer momento pode mudar, de acordo com o fim e início dos projetos da empresa.

Vejamos agora como podemos montar um organograma, utilizando o programa de textos Microsoft Word. Este programa possui, além de um editor de textos, uma ferramenta que pode ser usada para se criar organogramas, utilizando gráficos do smart art.

  1. Primeiramente, na guia “Inserir”, no grupo “Ilustrações”, devemos clicar no item chamado “smart art”. Na galeria “Escolher Elemento Gráfico SmartArt”, devemos clicar em “Hierarquia”. Em seguida, clicamos em um dos layouts (modelos) de organograma disponíveis. Podemos escolher aquele que mais nos agradar. Por último, clicamos em “Ok”.
  2. Agora, devemos inserir o texto que fará parte do organograma. Para inseri-lo, basta que cliquemos em qualquer uma das formas no gráfico smart art e, depois, escrevemos nosso texto. .
  3. Para adicionar uma forma ao organograma, devemos clicar no gráfico smart art cujo desejamos adicionar uma nova forma. Em seguida, clicamos na forma que estiver mais perto do lugar no qual desejamos adicionar uma nova forma. Depois, no item “Ferramentas smart art”, na guia “Design”, no grupo “Criar Gráfico”, devemos clicar na seta que aparece em “Adicionar Forma” e, em depois, inserir a nova forma, de acordo como limite da forma selecionada anteriormente.
  4. Para inserirmos a forma no mesmo nível da forma selecionada anteriormente, devemos clicar em “Adicionar Forma Após”. Para inserirmos a forma no mesmo nível da forma selecionada anteriormente, clicamos “Adicionar Forma Antes”. Agora, se formos inserir a forma em um nível acima da forma selecionada antes, clicamos em “Adicionar Forma Acima”.
  5. A nova forma que inserimos irá assumir o local da forma selecionada, e todas as formas selecionadas anteriormente são jogadas para baixo dela, como em uma escada, onde os degraus ficam um abaixo do outro. Para inserirmos uma forma em um nível abaixo da forma selecionada antes, clicamos em “Adicionar Forma Abaixo”. Esta forma será adicionada após as outras formas no mesmo limite.
  6. Quando adicionar a última forma, o gráfico com a hierarquia estará terminado, e nosso organograma estará formatado e pronto, com cada componente distribuído em um nível diferente.
287136152 2f78ebea19 Como fazer organograma

Via Flickr

Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !