Como fazer ovos de páscoa caseiros


ovo_pascoa_destaque

O ovo de chocolate é uma tradição na Páscoa, uma festividade cristã. As pessoas presenteiam umas as outras com esses deliciosos ovinhos feito com chocolate, alguns com bombons dentro, outros com brinquedo. Mas nem só de produtos industrializados vive esse mercado, algumas pessoas preferem produzir seus próprios ovos, seja para presentear ou como fonte de renda. Para quem tem dúvidas sobre como fazer ovos de chocolate, vamos ensinar algumas receitinhas. É muito simples.

barra chocolate Como fazer ovos de páscoa caseirosPara fazer um ovo caseiro, será necessária uma barra de chocolate meio amargo de 1 kg, aqueles de confeiteiro, forma de plástico em formato de ovo e pedaços de chocolate branco. Corte o chocolate meio amargo em pequenos pedaços e coloque em uma tigela de vidro para derreter. Você poderá derretê-lo em banho-maria no fogão, ou usar o micro-ondas. Assim que estiver derretido, coloque-o dentro da forma e vá colocando pedacinhos de chocolate branco pelo meio. Repita esse processo na outra parte da forma, com cuidado para não preencher o espaço inteiro, preencha de forma que o ovo fique oco por dentro.

ovo pascoa 01 Como fazer ovos de páscoa caseiros

A camada não pode ser muito fina, pois pode quebrar com facilidade na hora de tirar da forma.  Leve à geladeira para secar. E repita o processo com uma camada mais fina e volte à geladeira. Depois de seco, desenforme o chocolate dando batidinhas na forma, junte as duas partes e embrulhe com papel alumínio. Para enfeitar, utilize papel colorido para embalagem.

Você pode criar vários tipos com receita de ovos de páscoa, com vários sabores e recheios. Veja essa receita:

Ovos de Páscoa com frutas

ovo pascoa recheio02 Como fazer ovos de páscoa caseiros

Ingredientes:

  • 500g de chocolate meio amargo
  • 100g de coco seco em flocos
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 abacaxi grande cortado em cubos médios aproximadamente 600g

Como fazer:

Primeiro faça o recheio, numa panela, cozinhe o abacaxi o açúcar e o coco em flocos em fogo baixo. Mexa até que o doce fique com uma consistência seca, depois deixe esfriar e reserve. Derreta o chocolate e coloque na forma do ovo, leve à geladeira ate que o chocolate esteja seco, passe uma camada do recheio e outra fina de chocolate. Leve novamente à geladeira até que esteja seco para desenformar.

Depois que o avo estiver pronto não é recomendado deixa-lo muito tempo na geladeira, deixe só o necessário para secagem, depois conserve em um lugar arejado. A dica para que o chocolate não derreta facilmente é dar um choque térmico nele, assim que derreter em banho- maria, você deverá colocar em uma superfície fria de mármore. Nunca coloque o chocolate quente na forma, espere dar uma esfriada no processo de choque térmico.

Outra dica: para saber quando o chocolate está seco na geladeira basta observar a forma, quando ela estiver esbranquiçada ele estará seco. Não use chocolate hidrogenado, o gosto fica pesado e ruim, prefira as marcas Nestlé, Garoto e Harald, são as melhores. O tempo de derretimento do chocolate branco é maior que do amargo, deixe mais tempo. Quando o ovo for recheado com trufas, brigadeiro, frutas e etc. coloque o recheio antes da segunda camada de chocolate com cuidado para não rechear ate a borda.

harald Como fazer ovos de páscoa caseiros

Ovo de páscoa recheado de brigadeiro

ovo brigadeiro Como fazer ovos de páscoa caseiros

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 250g de chocolate em barra
  • 130g de chocolate granulado.

Como fazer:

Recheio – numa panela coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, mexa sem parar em fogo médio, até que dê o ponto do brigadeiro mole. Retire do fogo e deixe esfriar. Faça o processo de derretimento do chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, separe 6 colheres de sopa do chocolate derretido para decoração. Faça o preenchimento da forma e leve à geladeira conforme a receita acima, coloque o recheio dentro e cubra com 4 colheres do chocolate separado, leve novamente à geladeira. Quando estiver seco, desenforme e coloque sobre um lugar forrado com papel-manteiga, pincele a casca com o restante da cobertura reservada. Caso ela tenha endurecido derreta um pouco mais. Espalhe o granulado por cima do chocolate e leve à geladeira para selar. Assim que estiver endurecido, passe o papel celofane e finalize com um laço.

ovodepascoa crianca Como fazer ovos de páscoa caseiros

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post