Como fazer pão sírio – Receita


pao-sirio-dieta-600

pao sirio dieta 600 285x175 Como fazer pão sírio   Receita

Consumido pela humanidade desde tempos imemoriais, o Pão Sírio ou Pita como também é conhecido, tem origem no oriente médio sendo por lá consumido desde sempre, o pão comumente relatado na Bíblia é uma variação muito próxima da pita que descrevemos aqui. A receita chegou até o Brasil no início do século vinte, trazida por imigrantes sírio-libaneses.

39565748 29bffc3af5 285x175 Como fazer pão sírio   Receita

Caracteriza-se por ser uma massa fina e leve, de formato arredondado, sendo comumente consumida acompanhando ou servindo de veículo para outros alimentos como legumes, carnes, queijo, etc. Além disso, este pão é o principal caracterizador do famoso Beirute, sanduiche brasileiro fortemente influenciado pela cultura árabe.

Beirute 285x175 Como fazer pão sírio   Receita

O Pão Sírio é freqüentemente buscado por ser um alimento de baixo valor calórico capaz de proporcionar saciedade. Além disso é bastante versátil, podendo ser utilizado nos mais diversos pratos, desde acompanhamento para molhos e saladas, até como massa de pizza ou panquecas.

beirute 27 11 07 Como fazer pão sírio   Receita

Neste guia Comofas você vai aprender como fazer pão sírio.

Passo a Passo

Você vai precisar de: fermento biológico, três xícaras de farinha de trigo, uma colher de sopa de açúcar, duas colheres de azeite de oliva, rolo de macarrão e forno a gás.

FERMENTO 285x175 Como fazer pão sírio   Receita

1) Despeje o pacote de fermento na água morna mexendo por cerca de dois minutos, até que se dissolva por completo. Deixe-o descansar de três a cinco minutos para que ocorra a sua ativação. Enquanto isso misture a farinha de trigo e o açúcar em outra tigela.

2) Adicione à mistura a solução de fermento e o azeite de oliva, mexendo devagar até formar uma mistura homogênea.

3) Coloque a massa sobre uma superfície plana previamente salpicada com farinha de trigo, para evitar que grude. Faça isso separando a massa em quatro ou seis porções, dependendo do tamanho pretendido para o seu pão sírio.

4) Enrole cada pedaço formando bolinhas e deixe-as descansar até que aumentem para o dobro do tamanho original. Enquanto isso, pré-aqueça o forno.

5) Com auxílio do rolo, aplaine cada pedaço para que adquira uma forma fina e circular.

6) Leve-os ao forno e deixe assando até que doure.

7) Seu pão sírio ou pita está pronto. Existe ainda a possibilidade de adicionar recheios tradicionais à massa antes de assar como: carne, legumes, molhos, etc. Ou adaptados das tradições brasileiras como: queijo, atum, presunto, palmito, bacon, etc.

8 ) Bom apetite

6 replies to this post