Como fazer patchwork em camisetas


via flickr

A moda do patchwork vem, a cada dia, se popularizando cada vez mais. Transformou-se em uma opção barata para reforma de roupas, principalmente daquelas camisetas básicas que não tinha mais graça alguma, ou com pequenas estampas que já lhe enjoaram, afinal, quando a estampa é pequena é facilmente coberta pelo Patchwork.

Além de ser uma ótima forma de reformar seu guarda roupa com roupas com cara nova, também vem sendo escolhida como uma ótima opção para quem quer ganhar um dinheiro extra. Afinal, são extremamente fáceis de fazer e, como já dito anteriormente, são peças baratas. Camisetas básicas lisas são facilmente encontradas por valores abaixo de 20 reais. Ao todo, com uma pesquisa bem feita de preços e materiais bem selecionados, uma camiseta de patchwork sai por menos de 30 reais. Com o tempo e prática, aprimorando suas técnicas, você consegue vender uma camiseta com essa arte por mais de 50 reais! Uma ótima forma de ganhar dinheiro, não é mesmo?

Patchwork é um trabalho artesanal feito com costuras e retalhos de tecidos. Esses retalhos são presos às roupas ou com máquina de costura ou à mão ou, até mesmo, com cola. Além de camisetas, é possível também fazer uma infinidade de outros objetos, como bolsas, calças, lençóis… vai da sua imaginação!

3755226440 4f5fd6b6d6 z F550x450 Como fazer patchwork em camisetas

via flickr

Bom, que tal anotarmos, então, os materiais que serão usados para fazer uma belíssima camiseta de patchwork?

Materiais: 

  • 1 camiseta básica lisa (da cor que preferir)
  • Ferro de passar (se tiver a opção “vapor”, favor desativar!)
  • Papel termo colante
  • Papel vegetal
  • Molde (a sua escolha! Facilmente encontrada em ferramentas de busca pela internet)
  • Lápis
  • Linha da cor da camiseta (de preferência. Não arrisque outra cor caso não tenha certeza de que irá ficar bom)
  • Agulha
  • Tesoura
  • Retalhos de tecido
    5300275290 4ac2e60e32 z F550x450 Como fazer patchwork em camisetas

    via flickr

Passo a Passo:

  1. Escolha o molde e desenhe-o no papel vegetal, posicionando, então, sobre o papel termo colante para a transferir o desenho;
  2. Recorte o papel termo colante e lembre-se de deixar uma pequena marge de 2 cm da borda;
  3. Pegue o retalho do tecido para fazer o patchwork. Coloque o desenho do papel termo colante do lado avesso ao do tecido. Passe o ferro pressionando por alguns segundos até colar. Como o papel termo colante é dupla-face, você pode recortar e colar na camiseta e, depois, retirar a outra face do papel que está pelo lado do avesso. Passe o ferro da mesma forma para colar o desenho;
  4. Para um acabamento mais detalhado, você pode usar uma máquina de costura ou costurar à mão.
    5580970086 05af285e61 z F550x450 Como fazer patchwork em camisetas

    via flickr

Prático, não é mesmo? Aqui o que manda é a criatividade. Se tiver habilidade com desenho, arrisque-se e faça você mesmo seu molde! Nada mais empolgante e satisfatório do que ter um desenho próprio, nosso, em uma camiseta! Lembrando que esse passo a passo serve, também, para outros objetos, não só para uma camiseta.

Se empolgou? Então corre lá, compre os materiais e surte criativamente! Desejamos-lhe uma boa sorte na tarefa e até a próxima!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !