Como fazer pavê


2576537016_b7b7a1b373

Um doce simples de fazer e muito tradicional da culinária brasileira, o pavê transformou-se no queridinho entre as sobremesas e hoje é uma das receitas mais pedidas nos programas de culinária e nos sites gastronômicos de nosso país.

É um alimento leve, nutritivo, extremamente delicioso e além de servir como sobremesa, é também uma ótima opção para aniversários, batizados ou comemorações importantes, pois agrada com facilidade á crianças, adultos e idosos.

Acompanhe agora a receita deste prático doce e entenda porque ele é tão pedido e tão famoso em todos os cantos do Brasil. Boa Receita!

Pavê

Ingredientes – 1ª Camada

  • 1 xícara e meia de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de maizena
  • 1 pacotinho de coco ralado
  • 3 gemas
2945705707 5950142b7e m Como fazer pavê

Via Flickr

Ingredientes – 2ª Camada

  • Meia xícara de açúcar
  • 3 xícaras de leite
  • 3 colheres de chocolate em pó
  • 2 colheres de maizena

Ingredientes – 3ª Camada

  • 1 lata de creme de leite (sem soro)
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 claras

Observação: Você precisará também de um pacote de biscoito maizena, da marca de sua preferência.

Como Fazer – Passo a Passo:

  1. Camada 1: Leve uma panela ampla ao fogo baixo e coloque todos os ingredientes listados acima, seguindo a ordem em que estão dispostos. Com uma colher de pau, misture-os bem e só pare de mexer quando formar-se, na panela, um creme consistente e homogêneo. Reserve.
  2. Montagem: Agora você deve iniciar a fase de montagem do pavê. Despeje a camada 1 em uma travessa do formato de sua preferência e espalhe bem a mistura. Cubra esta camada com biscoitos de maizena, preenchendo todo o recipiente até que o creme fique escondido abaixo dos biscoitos. Deixe esta etapa reservada e cubra-a com um pano.
  3. Camada 2: Coloque, em uma panela, todos os ingredientes descritos acima, pela ordem em que estão listados. Repita o processo da camada 1, levando a panela ao fogo e misturando com uma colher até que o creme engrosse e fique bem condensado. Ao atingir este estágio, desligue o fogo e despeje esta mistura sobre a travessa com a camada 1 coberta por biscoitos e finalize com mais biscoitos de maizena sobre o creme. Reserve.
    2946568470 0b0b274bdd m Como fazer pavê

    Via Flickr

  4. Camada 3: Comece por bater as claras até adquirir o ponto de neve (espuma branca e macia) e depois misture junto á elas os demais ingredientes em um recipiente sem a necessidade de levar ao fogo. Mexa bem todos estes itens e despeje-os sobre a travessa até então com duas camadas já finalizadas.
  5. Finalização: Leve a travessa á geladeira e deixe gelar por cerca de uma ou duas horas, dependendo da freqüência e da capacidade de seu refrigerador. Sobre o pavê, já finalizado, você pode colocar granulado, canela em pó ou os restos do biscoito de maizena triturados no liquidificador. Sirva gelado.

O pavê é um bom substituto ao tradicional bolo servido no café da manhã ou da tarde, uma maravilhosa pedida principalmente para épocas mais quentes do ano, pois ele é geladinho e cremoso, parecido com um sorvete. Faça esta receita e tire suas próprias conclusões sobre o pavê que você mesmo (a) irá preparar aí na sua casa. Bom Apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !