Como fazer peixe cozido


peixecapa

O peixe é um dos pratos mais populares da culinária brasileira, e também um dos preferidos das mulheres em busca de manter a boa forma cultivada em clínicas de estéticas e academias, um dos principais motivos é o número relativamente baixo de calorias encontrado em sua composição. Existem diversos tipos de peixes, sendo que cada um pode ser usado em uma receita diferente. Os ingredientes certos também são fundamentais para conseguir o resultado desejado. Esse tipo de comida é tão diversificado que a mesma receita pode ser feita de modos diferentes. O peixe cozido, por exemplo, é preparado de forma distinta de acordo com o estado ou região do país, em alguns lugares é comum acrescentar batatas cozidas e ovos prontos no prato, já em outros esse tipo de acréscimo não agrada os moradores locais.

peixe cozido3 300x168 Como fazer peixe cozido

Via Flickr

Aprenda a fazer peixe cozido

O primeiro passo para fazer um bom peixe cozido é escolher muito bem o peixe que será preparado. Se, por acaso, você não entender nada sobre a iguaria, peça ajuda ao peixeiro, ele poderá ser uma excelente fonte de informação.

Ingredientes

  • Peixe (pode ser inteiro ou cortado em postas)
  • Sal a gosto
  • Cheiro verde
  • Cebolinha
  • Tomate
  • Corante
  • Limão
  • Água
peixecozido2 300x225 Como fazer peixe cozido

Via Flickr

Modo de fazer

  1. Lave muito bem o peixe até que todos os resíduos tenham sido completamente retirados, ao comprar o seu peixe é normal que na própria peixaria essas impurezas tenham sido retiradas, mas em casa é sempre bom reforçar essa limpeza.
  2. Coloque-o em uma bacia grande e acrescente o sal a gosto e o limão, no caso daqueles peixes cortados em postas, verifique se todas estão temperadas.
  3. Coloque um fio de olho em uma panela grande, leve ao fogo e acrescente o tomate cortado em pedaços pequenos e o peixe, misture bem.
  4. Acrescente a água, o corante e a cebolinha picada, mexa bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados. O ideal é não exagerar na quantidade da água, ela não precisa cobrir todo o peixe.
  5. Deixe ferver por alguns minutos, mexa novamente e espere mais um pouco. A carne de peixe é macia, logo não há necessidade de deixar cozinhando por muito tempo.
  6. Retire do fogo e sirva logo em seguida.
peixecozido1 300x264 Como fazer peixe cozido

Via Flickr

Dicas

  • Cada peixe tem um sabor único, se você já tenha o seu preferido tudo bem, mas se quiser experimentar novas combinações você poderá testá-los usando a receita de peixe cozido.
  • Pesquise sobre o assunto, visite sites de receitas, leia revistas e consulte especialistas em culinária. A partir dessas atitudes poderão surgir novas ideias de receitas.
  • Solte imaginação e crie pratos tendo como base o peixe, você pode trocar um dos ingredientes por outros semelhantes, ou acrescentar novos. O importante é gostar do resultado final.
  • Cuidado na escolha do peixe, alguns possuem partes que não são recomendadas para o consumo, informe-se sobre alguma restrição na peixaria ou mercado que você tenha usado para fazer a sua compra.
  • Use o caldo que sobrar como base para outras receitas, como as sopas de peixes, por exemplo.
peixecozido3 e1351599752985 Como fazer peixe cozido

Via Flickr

Preparar um prato especial para amigos e familiares é muito bom, e o melhor é perceber o quanto as pessoas gostaram, não precisa ser um especialista em culinária para preparar bons pratos, o importante é dar personalidade para as suas criações, inclusive nos pratos mais simples, como o peixe cozido.

Boa sorte e bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !