Como fazer peruca da Emília


3776503353_89d6970516

Você está pensando em fazer uma fantasia de Emilia, a graciosa boneca de pano do famoso seriado infantil “O Sitio do Pica-Pau Amarelo”, porém não sabe como fazer a peruca ? Não se desespere, pois você verá que com certeza, essa é a parte mais fácil da fantasia.

emilia5 Como fazer peruca da Emília

Siga as instruções a seguir e veja como fazer uma peruca da Emilia de maneira rápida e econômica.

emilia4 Como fazer peruca da Emília

Materiais necessários:

  • 02 Novelos de lã da Circulo Mollet na cor 170 (Vermelho)
  • 02 Novelos de lã da Circulo Mollet na cor 445 (laranja)
  • 02 Novelos de lã da Circulo Mollet na cor 407  (amarelo)
  • 01 metro de fita de cetim nº 03 com 15 mm de espessura na cor 39 verde militar;
  • 01 meia-calça sem uso;
  • Tesoura;
  • Fita métrica ou régua.
  • Agulha de costura especifica para lã;
emilia3 Como fazer peruca da Emília

1º Etapa: Preparando os fios da peruca

  1. Utilizando a régua ou fita métrica, meça 40 cm de lã na cor 170 (Vermelho). Corte vários pedaços de lã nesta medida e reserve.
  2. Faça o mesmo, com as cores cor 445 (laranja) e 407 (amarelo). Esses fios de lã serão utilizados para fazer os fios mais compridos da peruca, que serão aplicados na parte inferior e posterior da cabeça.
  3. Para a parte frontal, você deverá repetir o mesmo processo, só que os fios de lã deverão ser cortados em pedaços de 20 cm cada.
  4. Para compor os fios da peruca, separe dois fios de lã de cada cor e faça várias mechas.
emilia6 Como fazer peruca da Emília

2º Etapa – Montando a peruca

  1. Corte um pé da meia-calça, de modo que ela fique parecendo uma touca.
  2. Enfie na agulha, a duas partes de lã, na cor 407 (amarelo). Pegue a meia- calça, e vire-a para o lado do avesso.
  3. Você deverá iniciar a inserção dos fios de lã, na parte inferior da touca de meia calça, na parte que ficará próximo a sua nuca. Utilizando a agulha com fios de lã, transpasse-a de dentro para fora, e antes que os fios de lã saiam do lado direito dê um pequeno nó na extremidade. Este pequeno nó fará com que os fios de lã fiquem perfeitamente presos a meia calça.
  4. Continue fazendo a aplicação dos fios por toda a parte inferior e posterior da touca de meia-calça. Repita este processo, com as outras cores de lã. Lembre-se que para ter o efeito visual semelhante ao cabelo da Emilia, você deverá fazer a aplicação dos fios, na meia-calça, alternando as cores vermelho, amarelo e laranja.
  5. Para a parte frontal da peruca, faça a mesma técnica de aplicação dos fios de lã, alternando sempre a coloração dos fios.
  6. Quando terminar de fazer a aplicação por toda a extensão da touca de meia calça, sua peruca estará pronta. Vista-a na sua cabeça e coloque a fita de cetim, como se fosse uma espécie de c faixa e dê um laço na parte lateral da cabeça.
emilia1 Como fazer peruca da Emília

Dicas:

  • Durante a aplicação dos fios de lã, deixe um espaço de aproximadamente 1,0 centímetros de distância entre as mechas. O resultado final será uma bela peruca, com fios volumosos.
  • Se desejar, ao finalizar a aplicação dos fios, faça um corte personalizado na sua peruca de Emília. Você poderá criar um penteado, inventar uma franja ou o quê a sua imaginação mandar!

Divirta-se criando a sua peruca de Emilia! Boa sorte!

 Como fazer peruca da Emília
14 replies to this post