Como fazer pintura corporal indígena – passo a passo


indio

A cultura indígena é conhecida pela sua riqueza, geralmente os costumes dos índios são compostos por uma série de rituais e crenças que não seguidos por toda a tribo. Conhecidos como os primeiros habitantes do Brasil, os índios chamaram a atenção dos portugueses não só por sua aparência diferenciada das dos europeus, mais também devido às pinturas que eles usavam no corpo no lugar das roupas. Apesar dos poucos conhecimentos técnicos, os índios são capazes de fazer verdadeiras obras de arte usando apenas tinta natural e os dedos, os desenhos impressionam devido à riqueza dos detalhes que eles possuem. Os interessados em uma fantasia parecida com as vestimentas dos índios podem imitar a pintura corporal indígena em casa, sem problemas.

indio3 Como fazer pintura corporal indígena   passo a passo

Aprenda a fazer a pintura corporal indígena

Para fazer a sua própria pintura corporal indígena você vai precisar usar alguns materiais simples, porém diferentes dos usados nas tribos, mas o efeito pode ser bem interessante.

Materiais:

  • Tinta corporal de diversas cores
  • Pincel fino
  • Imagens de referência
  • Espelho grande
indio2 Como fazer pintura corporal indígena   passo a passo

Passo a Passo:

  1. Separe a imagem que servirá de referência para a sua pintura, o ideal é escolher desenhos mais fáceis de serem feitos, e é importante escolher aqueles que pintam somente a parte da frente do corpo, pois será complicado fazer todos os detalhes nas costas.
  2. Faça o traçado dos desenhos por todo o corpo, use um espelho grande e com boa luminosidade, geralmente as pinturas indígenas contam um pouco do povo onde ela foi concebida, esteja bem informado caso seja questionado por alguém sobre o significado dos desenhos.
  3. Pinte os desenhos usando as tintas para o corpo, é importante usar um pincel firme para que o traçado fique ainda mais perfeito, na cultura indígena os pigmentos usados pelos povos são extraídos da natura, eles usam principalmente o urucum, então procure cores que sejam mais próximas possíveis dessas tonalidades.
  4. Vá repetindo o processo por todo o corpo até que ele esteja totalmente coberto.
  5. Para uma pintura ainda mais personalizada, use um pouco de brilho, os índios também costumam usar a mesma pintura no rosto, tudo vai depender do objetivo de cada um.

Pintura indígena no rosto:

indio1 Como fazer pintura corporal indígena   passo a passo

Para fazer um trabalhado ainda mais detalhado, você pode fazer a pintura também no rosto, para fazer a pintura no rosto, você vai precisar:

Materiais:

  • Tinta para a pele
  • Pincel

Passo a Passo:

  1. Faça o traçado do desenho no rosto, se quiser poderá usar os mesmos símbolos usados no corpo, ou outro desenho.
  2. Preencha cada desenho com a cor correspondente, é importante preparar a pele para receber a tinta, assim como outros produtos de maquiagem, essas também exigem cuidados especiais, lave o rosto e passe uma base com protetor solar, além de manter a durabilidade da sua pintura, irá fazer com que a retirada seja mais fácil.
indio4 Como fazer pintura corporal indígena   passo a passo

Dicas:

  1. Compre tinta corporal de qualidade, é importante também fazer o teste na pele para saber se você é alérgico, geralmente esses cuidados são necessários em qualquer produto.
  2. Use a pintura corporal indígena como uma forma de educar as crianças, caso você seja professora, essa pode ser uma excelente atividade a ser executada, caso tenha filhos ou sobrinhos, também poderá ser usada como uma brincadeira educativa.
  3. É importante retirar totalmente o produto da pele, use produtos para remover a maquiagem e deixar a pele limpa, nunca vá dormir com a pele pintada, além de sujar as roupas de cama, esse costume pode ser prejudicial à pele.
  4. Transmita sempre o significado da sua pintura corporal, essa é uma forma de homenagear a cultura indígena.

Os índios são tão importantes para o Brasil quanto qualquer outro povo que ajudou a construir essa nação, os seus costumes e hábitos podem ser observados ainda hoje, como por exemplo, o costume dos banhos diários, esse hábito não era comum entre os europeus. Em cidade do norte e nordeste do país, muitas pessoas ainda hoje costumam dormir em redes, uma atividade típica da cultura indígena, em reconhecimento a sua importância, os índios ganharam um dia voltado para eles, mas isso ainda não é o suficiente para manter viva a tradição desse povo, que tal fazer a sua parte através da pintura corporal indígena?

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

12 replies to this post