Como fazer pintura em panos de prato


pano_destaque

Todas as donas de casa sem exceção adoram aqueles panos de pratos todos trabalhados com figuras pintadas com os mais variados temas. Estas pinturas dão vida ao pano de prato e muitas vezes são motivadas pela necessidade de valorizar a cozinha com temas que condizem com o dia a dia da pessoa. Um exemplo deste tipo de tema são os panos de pratos que trazem os dia da semana impresso nos mesmo juntamente com imagens de alimentos flores, frutas e uma infinidade de desenhos para os variados gostos. São muitas as formas de se personalizar um pano de prato como bordar as bordas em crochê, usar ponto cruz para criar imagens lindas ou textos decorativos no mesmo e também através do processo de pintura direta no mesmo usando tintas de tecido e os mais variados processos para executar tal tarefa. Veja a partir de agora como proceder para fazer pintura em pano de prato e valorizar ainda mais a sua cozinha.

pano 2 Como fazer pintura em panos de prato

Lista de materiais a serem usados.

·  Saco alvejado – São estes sacos brancos de tecido usados para embalar farinha de trigo por exemplo. Você poderá comprar já alvejado ou mesmo em padarias e alvejar você mesmo.

·  Tinta acrílica para tecido – Você poderá usar a marca que desejar, mas existem algumas de melhor qualidade disponíveis no mercado como a Acrilex. São fáceis de encontrar em qualquer papelaria ou bazares.

·  Jogo de pincéis para pintura em tecido – Adquira também em papelarias ou bazares.

·  Duratex – Trata-se de um tipo de compensado também conhecido como Eucatex de coloração marrom muito usado na fabricação de móveis para o fundo dos mesmos. Você poderá usa-lo numa medida de 60 x 60 cm. Pode ainda substituí-lo por qualquer outro material rígido e plano.

·  Cola permanente para tecido – Poderá ser adquirida em casas de serigrafia ou papelarias.

·  Carbono - De uma face de preferência o tipo filme que são aqueles carbonos de plástico mais resistente e que mancham menos.

·  Caneta esferográfica e/ou lápis escolar

·  Imagem para transferência – Pode ser qualquer motivo que desejar você somente usara para transferi-la usando o carbono para o tecido.

·  Pano limpo - Será usado para ir limpando o pincel entre as trocas de tons de tintas.

·  Uma vasilha plástica - Para limpar também os pincéis poderá usar um copo plástico e ir trocando a água sempre que necessário.

·  Secador de cabelos ou soprador térmico.

·  Fita durex.

·  Esponja de lavar louças ou pedaço de espuma.

Modo de fazer:

  1. Passe cola permanente no Eucatex em toda superfície em uma camada uniforme sem demasia. Use a esponja de lavar louças. Você poderá  cortá-la ao meio se desejar ou usar um pedaço de espuma qualquer.
  2. Use o secador de cabelos ou soprador térmico para secar a cola. Detalhe após seca a cola ela fica grudando como se fosse um adesivo.
  3. Coloque o saco alvejado que receberá a pintura sobre a cola cuidando que fique sem rugas e alisando com as mãos para uma boa aderência.
  4. Coloque agora sobre o tecido o carbono com a face que tem a tinta para baixo.
  5. Coloque a figura do motivo que deseja transferir em cima dele e trace todos os contornos do desenho. Você poderá usar alguns pedaços de durex para fixar o carbono e o desenho para que não saiam da posição durante a execução da traçagem.
  6. Faça agora usando a tinta acrílica na cor desejada o preenchimento dos desenhos cuidando para que fique o mais próximo do motivo escolhido. Use tons claros e escuros de tinta da mesma cor para criar efeitos de sombra e luz.
  7. Use o secador quando necessário para secar um pouco a tinta sem demasia já que o ideal é que seque naturalmente.
  8. Faça agora todos os contornos quando existirem, dando o acabamento e cobrindo possíveis transpasses que possam ter ocorrido durante o preenchimento.
  9. Remova o trabalho do Eucatex puxando-o com cuidado e deixe secar bem.
  10. Aplique acabamento de crochê ou bainha nas bordas e pronto.
pano 1 Como fazer pintura em panos de prato

Modelo de traçado para pintura

Dicas:

  • Apare quando necessário usando uma tesoura afiada a ponta dos pincéis para que fiquem mais finas para um traço mais bonito.
  • Quando for efetuar a pintura use sempre uma boa camada de tinta para que o trabalho tenha maior resistência à lavagem depois de pronto.
  • Se você não tem muita experiência procure iniciar seus trabalhos com motivo mais simples como letras e desenhos com cores chapadas. Deixe as textura e tons sobre tons para quando tiver um pouco mais de prática.
  • Use a criatividade mesclando pintura e outros acabamentos como crochê para valorizar o trabalho.
  • Lave sempre que necessário o pincel e seque-o com o pano entre as trocas de tinta ou tons das mesmas para evitar que se misturem entre si na embalagem.

Chegamos ao fim pessoal como você pode ver é muito fácil fazer pintura em panos de prato e de acordo que você vai produzindo suas peças irá adquirindo mais experiência e desenvolvendo suas próprias técnicas. Bom trabalho e boa sorte a todos.