Como fazer pizza


Exif_JPEG_PICTURE

Pizza: a queridinha do mundo! Não há comida mais apreciada e mais vendida em todo o mundo do que a pizza. Independente do seu recheio, é praticamente impossível encontrar quem diga não gostar de um pedaço de pizza bem preparado e que acabou de sair do forno. Redonda como o mundo, ela consegue abarcá-lo por inteiro.pizzas cheese pesto shrimp 600x250 Como fazer pizzaA sua história é um pouco incerta: alguns alegam que os egípcios foram os primeiros a misturar farinha de trigo e água e assar essa mistura em fornos rústicos; outros afirmam que os primeiros foram os gregos. Mas esta massa simples, diferentemente do que se acredita, já era comida por hebreus, babilônios e egípcios há mais de 5 mil anos! Porém, foram os fenícios que passaram a acrescentar carnes e cebolas ao pão, costume que foi adotado pelos turcos e levado à Itália durante as Cruzadas, na Idade Média. Foi aí então que a pizza foi tomando a forma que conhecemos hoje.2321437760 905c8d58b0 o Como fazer pizzaEla foi inicialmente alimento das pessoas mais humildes do sul da Itália e chegou ao Brasil juntamente com os imigrantes italianos que se instalaram principalmente em São Paulo. Foi então que a criatividade brasileira entrou em cena e os mais variados sabores de pizza foram surgindo. Dependendo do lugar que você for, poderá encontrar pizza de abobrinha, de strogonoff e mesmo de buchada de bode (!).flickr 305569680 hd 600x250 Como fazer pizzaAté há alguns anos atrás, nem todos podiam saborear uma gostosa pizza, pois elas só eram servidas em restaurantes e cantinas, o que acabava custando muito caro. As classes C e D não podiam nem sonhar em frequentar esses lugares.pizzas food cooking chicken 600x250 Como fazer pizzaAlguns anos se passaram, e houve uma tentativa de popularizar o prato, surgindo os “Rodízios de Pizza”, onde o cliente pagava um preço fixo e podia comer quantos pedaços conseguisse. Foi um sucesso na época, mas mesmo assim não era o ideal. Atualmente, com a chegada do “delivery” a pizza se popularizou e todas as classes podem consumi-la por um preço melhor.small pep onion pizza 400x250 Como fazer pizzaMas, é possível fazer esta maravilha em nossa casa e economizar ainda mais? Será que dá muito trabalho? Fica tão gostosa quanto as que são feitas nas pizzarias?small bbq chicken pizza 400x250 Como fazer pizzaAgora que o Comofas te deu essa aula de história sobre esse prato delicioso, que tal aprender a fazer uma pizza saborosa? Convide os amigos, prepare os ingredientes e bote a mão na massa!images 19 Como fazer pizza1)      Você pode optar entre: a) comprar uma massa de pizza pronta, vendida em supermercados, padarias ou em casas próprias destinadas à produção de massas e pratos da cozinha italiana ou b) fazer você mesmo a massa.

2)      Para fazer você mesmo a massa, você irá precisar de: 1 quilo de farinha de trigo; 30 gramas de fermento biológico;                3 xícaras (chá) de água morna; ¾ de xícara (chá) de óleo; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) de açúcar; 1 colher (sopa) de pinga (para deixar a massa bem sequinha)

3)      Dissolva o fermento, o sal e o açúcar em um pouco de água morna. Acrescente um pouco de farinha e óleo.

4)      Junte o restante e vá acrescentando a farinha aos poucos alternando com a água morna até que a massa comece a desgrudar das mãos.

5)      Deixe que a massa cresça por cerca de 30 minutos.

6)      Abra a massa em forma de disco e pincele um pouco de molho de tomate. Fure a massa com um garfo e ponha-a para assar por 15 minutos.

7)      Agora você pode congelar a massa ou recheá-la da maneira que preferir: com queijo, bacon, presunto, frango desfiado, tomate, rúcula, brócolis, calabresa… enfim, com o que a sua imaginação (e a sua fome) o levarem a rechear.

8 )      Não se esqueça que você também pode fazer pizzas com recheios doces, como brigadeiro, “Romeu e Julieta” e até mesmo de Nutella. Procure idéias e dicas em livros de receita, na internet ou mesmo conversando com amigos e acabe-se em pizza!

Veja outras maneiras de se fazer pizza: 

images 201 Como fazer pizza1) Massa de Pizza – tradicional:images 21 Como fazer pizzaIngredientes:

  • 500g de farinha de trigo,
  • 250 ml de água morna,
  • 5 colheres de sopa de leite em pó,
  • 1 colher de sobremesa de açúcar,
  • 1 colher de chá de sal,
  • 60 g de fermento biológico,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 1 ovo inteiro,
  • 1 colher de margarina,

Modo de Fazer:

  1. Dissolva o fermento no sal e açúcar.
  2. Junte a água morna, ovo, azeite, margarina e leite em pó.
  3. Sove até ficar uma massa lisa e elástica.
  4. Deixe descansar de uma a duas horas.
  5. Abra a massa em forma de disco (divida em 2 ou 3 partes).
  6. Coloque na assadeira – se quiser mais crocante deixe a massa mais fina e leve por 5 minutos no forno antes de montar.
  7. Coloque tomates maduros sem tempero no liquidificador e bata deixando uns pedacinhos.
  8. Coloque um pouco sobre a massa da pizza e por cima o recheio de sua preferência.

 2) Massa de Pizza Super fácil:

(essa massa é surpreendentemente gostosa)

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo,
  • 1 xícara de leite na temperatura ambiente,
  • 1 colher de sopa de fermento em pó  (aquele que usa para bolo),
  • 4 colheres de sopa de óleo,
  • Sal a gosto.

Modo de fazer:

  1. Amasse tudo e divida em duas partes.
  2. Estenda a massa diretamente na assadeira de pizza untada – pode abrir com as mãos, não há necessidade de rolo.
  3. Faça uns furinhos nela e asse por 5 minutos.
  4. Tire do fogo, coloque o tomate da receita anterior, e por cima a cobertura que desejar

Observação: Essa receita é muito rápida porque não há necessidade de esperar crescer e é muito gostosa.

Rendimento: 2 discos de 30 cm de diâmetro.

Como rechear as pizzas:

Os recheios são de sua preferência, mas os tomates batidos ou molho (sem tempero), orégano e azeitonas, estarão presentes em todas.

Veja nossas sugestões:

  • Muçarela: muçarela.
  • Margueritha: muçarela e folhas de manjericão.
  • Portuguesa: muçarela, presunto, ovos cozidos, ervilhas.
  • Calabresa:  calabresa, cebola.
  • Toscana:  muçarela, ervilha, palmito, calabresa.
  • Frango com catupiry: frango desfiado temperado, catupiry.
  • Quatro queijos: muçarela, parmesão, catupiry, gorgonzola.
  • Atum: muçarela, atum, cebola fatiada.

Enfim, há muitas opções. Você pode fazer até pizzas doces como: romeu e julieta, brigadeiro, morango com chocolate, etc.

Chame os amigos e faça uma “noite da pizza” em sua casa.

Vai ser um sucesso, com certeza!

Boa sorte!

6 replies to this post