Como fazer polenta de milho verde


427145786_85290238c1

 

A polenta é um dos pratos mais tradicionais de nossa culinária. Além de saborosa ela combina com vários pratos, e pode ser servida de diversas formas. Hoje iremos aprender como fazer uma saborosa polenta de milho verde.

Ingredientes

  • Milho-verde*
  • Sal a gosto
  • Leite
  • Manteiga

* É importante que o milho seja fresco, e colhido há pouco tempo.

Modo-de-preparo

  1. Retire os grãos das espigas de milho, você poderá usar uma faca para lhe auxiliar nessa tarefa. Junte todos os grãos com o leite num liquidificador.
  2. Para cada seis espigas de milho recomenda-se um litro de leite aproximadamente. Bata os ingredientes até gerar uma massa homogênea.
  3. Após isso, passe a mistura numa peneira, para coar as cascas dos grãos de milho, e misture o sal e a manteiga a gosto.
  4. A partir dai despeje a mistura em uma panela, e leve ao fogo médio. Você irá mexer constantemente, até a massa começar a adquirir consistência.
  5. Se quiser a polenta mais dura no final, para ficar no ponto de corte, deixe um pouco mais de tempo no fogo. Se quiser mais cremosa, deixe menos tempo.
  6. A partir desse ponto, despeje numa travessa, e espere a mistura esfriar um pouco para servir. Você poderá fazer alguma decoração com tomates, cebolas, cheiro verde, etc. Vale a criatividade.
  7. Essa é a receita básica para a polenta, agora iremos dar algumas sugestões de preparo, e formas de servir.
4771430813 74606c18e4 300x225 Como fazer polenta de milho verde

Via Flickr

Polenta Frita

Prepare a polenta num ponto mais duro, de corte. Espere a massa esfriar, e a corte em pedaços em forma de palitos. Frite-as no óleo de soja, até o exterior ficar dourado. Prepare uma travessa com alface e distribua a polenta frita sobre ela. Sirva com carne-de-sol frita, ou algum outro petisco.

Polenta Recheada

Ingredientes do recheio

  • Peito de frango cozido e desfiado
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Molho de tomate
  • Sal
  • Alho
  • Cebola

Modo-de-preparo

  1. Numa panela em fogo médio, coloque o azeite e pique a cebola e os dentes-de-alho. Deixe-os fritar, e vá mexendo, até começarem a dourar.
  2. Nesse ponto adicione o peito de frango desfiado, e o molho de tomate.
  3. Coloque sal a gosto. Vá mexendo a mistura até começar a ferver, nesse ponto deixa a mistura ainda mais uns minutos para adquirir consistência. Apague o fogo e reserve.
  4. Numa travessa coloque uma camada de polenta, e uma camada generosa do recheio. Cubra novamente com outra camada de polenta.
  5. E por fim, coloque mais uma camada de recheio.
  6. Por fim salpique sobre a mistura queijo ralado, e faça uma decoração com outros temperos, a vontade. Você poderá decorar também com um desenho com a polenta, se tiver dotes artísticos.

Você poderá, fazer uma torta também, para isso, salpique uma camada mais generosa de queijo por cima, e leve ao forno para gratinar.

Essa receita de polenta recheada pode ser adaptada, com outros tipos de recheio que você goste. Desde carne moída até sardinha.

2946298334 8661f905d4 m Como fazer polenta de milho verde

Via Flickr

Iaiá com Ioiô

Receita típica mineira, que tem formas diferentes de se preparar. Ensinarei uma delas. Primeiramente essa é uma receita que deve acompanhar outras, principalmente alguma carne ensopada. Vamos pensar num frango ensopado por exemplo.

Prepare a polenta normalmente, e separe metade dela num ponto menos consistente, e deixe a outra metade no fogo por mais tempo até ficar numa consistência de corte.

Despeje o caldo de frango na polenta mais mole, de forma que ela fique com o gosto bem marcado, e bem mole, lembrando um pirão. Deixe o tempero dessa parte um pouco mais forte também.

Prepare a polenta em ponto de corte numa travessa, e despeje a polenta mole sobre a dura, de forma a ficar duas camadas, (daí o nome iaiá com ioiô). Sirva assim, juntamente com o frango, de forma que exista um forte contraste entre os temperos, e texturas.

Esperamos que a sua polenta fique saborosa!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !