Como fazer Polenta – Receita Caseira de Angu


{DCE60018-F0B3-4188-B561-C7F3CD6AEB2D}_polenta

DCE60018 F0B3 4188 B561 C7F3CD6AEB2D polenta 285x175 Como fazer Polenta   Receita Caseira de Angu

Polenta ou Angu italiano é um acompanhamento saudável para molhos italianos, ensopados e guisados. Pode também ser consumida fria, cortada, frita ou cosida. A polenta apresenta uma grande variedade de receitas e formas de consumo, resultado das contribuições gastronômicas de cada região em que é popular. Depois de uma viajem a culinária japonesa com pratos como Sushi e Sashimi, Comofas te leva à culinária italiana ensinando você como fazer polenta ou como fazer o angu, como dizem os mineiros:

Um pouco de história

Originária do norte da Itália, a polenta era a base alimentar da população e dos legionários romanos, sendo feita de cereais como aveia e farinha de trigo. O milho passou a fazer parte da receita no século XV, após a chegada de exploradores espanhóis ao Caribe, em 1942. A polenta de milho tornou-se bastante popular nas regiões de Veneza e Friuli, onde o cultivo de milho era facilitado devido às chuvas abundantes, pouco a pouco, porém, foi se tornando um prato típico da culinária italiana chegando a substituir alimentos como o pão e o macarrão.

890D301E 0FEA 45D9 AA7D 583693F4700E polenta 285x175 Como fazer Polenta   Receita Caseira de Angu

No Brasil, a polenta já era consumida antes da chegada dos imigrantes italianos. O angu, como era e é denominado até hoje, possuía consistência semelhante à da receita tradicional italiana, porém nunca era grelhado ou frito, costume adquirido por aqui após a chegada dos imigrantes. A polenta é também muito popular na Argentina e em outros países da América Latina.

angu 200x175 Como fazer Polenta   Receita Caseira de Angu

Sua textura varia bastante, de firme a cremosa, podendo ser servida mole, dura, grelhada ou frita, acompanhada ou não de molhos e consumida quente ou fria. Antigamente considerada comida de pobres, a polenta hoje pode ser encontrada nos cardápios dos mais sofisticados restaurantes.

grilled polenta 285x175 Como fazer Polenta   Receita Caseira de Angu

Passo a Passo

1) Leve ao fogo: Caldo de carne ou de galinha, sal, pimenta (a gosto), manteiga e fubá de milho. Tudo em água fervendo. Vá misturando os ingredientes com uma colher de pau, para não empelotar.

DSC00776 285x175 Como fazer Polenta   Receita Caseira de Angu

2) Após conseguir uma mistura homogênea, abaixe o fogo para médio e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos. Neste ponto, a polenta deve ter uma textura suave. Prove para saber se está do seu agrado.

3) Se a polenta estiver um pouco granulada, adicione uma pequena quantidade de caldo e água e continue cozinhando em fogo baixo, sempre mexendo, até conseguir uma consistência homogênea.

polenta2 285x175 Como fazer Polenta   Receita Caseira de Angu

4) Depois de pronto misture com queijo e sirva. A versatilidade deste prato permite diversos acompanhamentos, tais como carne, peixe, carne de sol, salame, batata, dentro outros. Há ainda a possibilidade de servi-lo empanado e frito.

pasteizinhos de angu 285x175 Como fazer Polenta   Receita Caseira de Angu

5) Bom apetite!