Como fazer ponto oitinho passo a passo


3837621551_d9ea2f2261

Ponto oitinho é uma variação do ponto cruz e do vagonite. Seu nome se dá pelo fato de os movimentos ao fazer o bordado lembram o número 8.
O efeito do bordado pode ser geométrico ou formando desenhos simples como frutas, vegetais e outros.
As cores podem ser em degradé, contraste ou monográficos. Combine a cor (ou as cores) da linha com a estampa ou cor do tecido onde será aplicado a faixa bordada ou com a cor da fita do passa fitas, o resultado são peças requintadas e com grande valor no mercado do artesanato.
O grau de dificuldade é fácil para quem tem habilidade com vagonite ou ponto cruz. Médio para quem noções e difícil para quem vai aprender a bordar com essa técnica, mas nada que um bom passo a passo não resolva.

2277954723 93f3df7570 Como fazer ponto oitinho passo a passo

Via Flickr

Produtos: Com essa técnica é possível decorar enxoval de cozinha em peças que não precisam ser lavados com muita frequência e que não precise de alvejantes, como barrado de cortina, porta água, puxa saco e outras peças mais decorativas, que funcionais.
É possível também a decoração de enxoval de bebês, em peças como protetor de berço, almofadas, enfeites de porta, toalhas, etc.Porta lingeries, Necessaire, porta absorvente, toalhas de lavabo são mais algumas possibilidades de peças de uso pessoal ou para presentear.

Faça e venda

Apesar de extremamente bonito e requintado, esse bordado é menos comum de ser encontrado, em relação ao ponto cruz e vagonite. E sendo assim é tem tudo para ser mais valorizado, principalmente se as peças tiverem acabamentos perfeitos e o motivo bordado tiver relação com a peça que recebeu a aplicação, ou seja, temas infantis e peças do enxoval do bebê, frutas e vegetais em peças de cozinha, flores em peças de copa, lavado ou cama, etc.

Preço de venda

Para fazer o preço, some o valor de todos os materiais, a costura. O resultado será o preço de custo da peça. Some à ela o seu ganho, que pode ser 100% sobre o preço de custo.
Ajutes a porcentagem para mais ou para menos, dependendo da peça, da clientela e da ocasião.

O material necessário:

  • 1 faixa de 10 cm de tecido próprio para bordar ponto cruz, chamado étamine.
  • 1 novelo de linha para vagonite ou meadas de ponto cruz
  • Agulha de ponto cruz
  • 1 gráfico simples para iniciantes
  • Tesoura
3838409646 e943cdde32 Como fazer ponto oitinho passo a passo

Via Flickr

Como fazer

  1. Comece passando a agulha com linha pelos quadradinhos da trama do tecido, da direita para a esquerda.
  2. Perceba que o efeito será de tracejado ou de mini alinhavos. Volte da esquerda para a direita.
  3. Comece então a seguir o gráfico escolhido da esquerda para a direita.

Dicas

  • Antes de iniciar um motivo (gráfico), analise-o. Defina por onde começar, como e onde será feito o arremate e comece de forma mais segura, especialmente iniciantes.
  • Escolha o gráfico mais fácil que encontrar e aumente o grau de dificuldade conforme adquirir mais habilidade.
  • Crie uma linha de produtos, pois se concentrando e focando em uma linha de motivos, fica mais fácil adquirir prática e especialização. Considere que o consumidor é extremamente exigente e o bordado precisa ser bem feito.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !