Como fazer ponto reto – costura passo a passo


2717628997_21778ca484

Bordado ponto reto é uma técnica artesanal, que consiste em preencher um desenho com pontos de alinhavos de forma ordenada. Ou seja, os pontos precisam ter o mesmo tamanho, estarem alinhados e bem próximo uns aos outros, de forma com que ao observar o bordado pronto, não seja possível visualizar o tecido, apenas o desenho cheio, colorido e coberto pelos pontos.

Sua origem é incerta, estima-se que seja tão antigo ou mais que o ponto cruz. É de nível fácil, até mesmo para que não tenh experiência com outros bordados, sendo necessário alguns requisitos para aprender, que são: capacidade de compreensão de passo a passo, pesquisa por gráficos e outros trabalhos prontos para melhor compreensão, linhas de bordado ponto cruz, tecido, tesoura, agulha de ponto cruz e vontade de aprender.

5758233509 8db3901ff8 Como fazer ponto reto   costura passo a passo

Via Flickr

Dicas para iniciantes

  • Escolha o gráfico mais simples e o menor possíve, e com poucas tonalidades de cores, pois o gráfico simples, possibilita melhor entendimento do processo de bordado, dificilmente o artesão desistirá no meio do trabalho e desenvolve interesse pelo segundo trabalho, que poderá ser um gráfico mais elaborado.
  • Escolha tecidos de tramas organizadas como o etamine de ponto cruz ou o cânhamo, que apesar de não ter suas tramas organizadas em quadradinhos como o etamine, suas tramas engomadas e firmes são perfeitas para trabalhos como o ponto reto.

Curiosidade

Algumas pessoas tratam os bordados ponto reto e hrdanger como o mesmo. Embora o hardanger seja também constituídos de pontos retos, não se trata do mesmo bordado. Veja as principais diferenças:
Hardanger: não forma figuras, seus quadrados cheios de ponto reto formam figuras geométrica e a maioria dos trabalhos é feito recortes, de forma que o trabalho pronto pareçauma renda.
Os trabalhos mais requintados feitos em hardanger são feitos com a linha na mesma cor do tecido ou de cor muito próxima.
Já o bordado ponto reto é mais lúdico, com ele é possível criar figuras, como animais, vegetais, flores, etc.

Dicas para vender

  • O artesão que se especializar nesse tipo de bordado tem um grande filão nas mãos, pois apesar de extremamente lindo, há poucos artesãos que façam para vender. Por isso faça um mostruário bordando tecidos do tamanho de uma folha sulfite e exponha em uma pasta com folhas de plástico.
  • Trata-se de um mostruário de gráficos, já bordados, os clientes costumam se interessar mais quando vê algo pronto, nesse caso o bordado.
  • Tenha revistas com sugestões de peças, como: lençol de berço, almofadas, travesseiros, cortinas, etc.
  • Fotografe todos os trabalhos prontos e exponha em redes sociais e blog, para uma boa divulgação.

Como fazer

  1. Com um gráfico ao lado, peque um pedaço do tecido, agulha com linha e comece introduzindo do avesso para o direito, deixando um pedaço de fio sobrando no avesso para arremate.
  2. Comece fazendo os pontos como alinhavo, levemente apertado, um do lado do outro, até preencher determinada parte do gráfico, uma pétala no caso de flor, por exemplo.
808474002 228184a9ae Como fazer ponto reto   costura passo a passo

Via Flickr

Dica de arremate

Enquanto vai bordando, cuide para que a ponta de linha deixada atrás seja presa nos próximos pontos, dessa forma quando terminar o bordado, as pontas de linha estarão todas presas.
Acompanhe cuidadosamente o gráfico, que não tem erro, verá que esse é um dos bordados mais simples e prazeorosos de praticar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !