Como fazer prateleiras


prateleira

As prateleiras são importantes aliadas na hora de controlar a bagunça, elas são úteis, práticas e excelentes organizadoras, além de serem ótimas substitutas às estantes, pois ocupam menos espaço. Hoje em dia existem diversos modelos de prateleiras com tamanhos e formas variadas, a escolha ideal vai depender do estilo e tipo de decoração pretendida. Outro ponto importante é saber exatamente qual o espaço disponível, isso evita futuros problemas. As prateleiras podem ser removíveis ou fixas. A cor é outro ponto forte com relação a prateleiras que podem ser customizadas de várias formas.

Qual o modelo ideal?
Atualmente os materiais mais usados na fabricação das prateleiras são o vidro, metal e madeira. Ao escolher o modelo ideal é importante saber o que será guardado na prateleira, no caso de DVDs elas podem ser fabricadas em materiais mais frágeis, mas no caso de livros elas precisam ser mais resistentes.

Prateleiras de madeira
Para aqueles que desejarem fazer uma prateleira de madeira, uma ótima alternativa é usar materiais reciclados como caixotes de madeira ou algo semelhante.

Materiais:
Caixote de feira
Tinta ou verniz
Pincel
Lixa para madeira

Passo a passo

  1. Separe os caixotes que serão usados para fazerem as prateleiras, a quantidade vai depender do tamanho da prateleira pretendida.
  2. Lixe os caixotes que serão usados.
  3. Separe a tinta que será usada, a cor vai depender da decoração pretendida, em ambientes mais sóbrios escolha cores neutras como o bege e marfim, para varandas podem ser usadas cores mais fortes como o laranja ou amarelo. Para uma decoração natural basta usar apenas o verniz.
  4. Use um pincel firme para pintar toda a prateleira.

Prateleiras de vidro
As prateleiras de vidro são muito usadas em decorações mais sofisticadas, devido o seu peso, é necessário ter um cuidado maior ao fixar essa peça.

Materiais
Tampa de vidro do tamanho desejado
Ferro para fixação
Furadeira
Parafuso
Tinta para vidro
Pincel

Passo a passo

  1. Separe a tampa de vidro, o tamanho e a espessura devem ser escolhidos de acordo com o tipo de decoração pretendida.
  2. Separe as tintas que serão usadas para pintar a tampa de vidro, assim como a espessura e o tamanho, a cor vai depender do estilo de decoração pretendida.
  3. Escolha o lugar onde a prateleira será fixada, use a furadeira para fixar o parafuso na parede para fixar o suporte.

Prateleira de papelão
Para objetos mais leves uma ótima alternativa é a prateleira de papelão, elas podem ser decoradas de várias formas e modelos diferenciados. Os materiais usados para fazer a prateleira de papelão são simples e fáceis de serem conseguidos.

Materiais
Caixa de papelão
Fita crepe
Tesoura
Tinta látex
Pincel
Fita gomada
Cola branca

Passo a passo

  1. Retire as tampas das caixas que serão usadas, o tamanho da caixa vai depender do tipo de prateleira pretendida.
  2. Encaixe os pedaços dentro da caixa, use a fita crepe para fixar no lugar desejado.
  3. Faça as divisões verticais com os pedaços menores, depois que todas as divisões estiverem no lugar passe fita gomada em toda a prateleira, reforçando bem as junções para que elas fiquem firmes.
  4. Passe a cola branca em toda a prateleira.
  5. Escolha a tinta desejada na cor de preferência, use um pincel de cerdas macias.

Dicas

  1. Use materiais resistentes para fixar a prateleira na parede, elas precisam estar bem presas para que não aconteça acidentes.
  2. As prateleiras precisam ser limpas semanalmente para evitar o acúmulo de poeiras, é importante usar materiais específicos para cada material, as feitas de vidro precisam ser limpas com produtos específicos para vidros, sendo que para aquelas feitas em papelão a atenção precisam ser redobradas.
  3. O ideal é criar modelos diferenciados com materiais que podem ser encontrados facilmente.

Agora é só procurar inspiração em revistas e outros modelos de decoração e fazer peças únicas e encantadoras. Boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !