Como fazer projetos escolares sobre cidadania


cidcapa

Trabalhar a cidadania nas escolas é o mesmo que desenvolver projetos culturais nas instituições de ensino, integrando alunos, professores e até a própria comunidade. Mas antes de desenvolver esse tipo de trabalho, é preciso que o corpo docente envolvido tenha em mente objetivo central que servirá como eixo. O projeto não pode ser feito apenas com o intuito de distribuir notas. O principal objetivo é desenvolver valores básicos como a ética e a moral.

cid2 Como fazer projetos escolares sobre cidadania

Via Flickr

Pensando nisso, o tema Cidadaniapode contribuir para o rendimento da instituição de ensino e para os alunos, esclarecendo-lhes valores e conceitos. Um trabalho assim enquadra-se perfeitamente em matérias de ensino médio como Filosofia e Sociologia. Tomar a cidadania como o foco de um projeto escolar, resultará um acréscimo de consciência política para os envolvidos no projeto.

cid1 Como fazer projetos escolares sobre cidadania

Via Flickr

Ao apresentar a proposta de um projeto sobre cidadania aos alunos, deve-se decidir o que será trabalhado: o conceito de cidadania, a cidadania grega, cidadania na Antiguidade, cidadania brasileira, os conceitos de moral e ética.

Depois de escolhidos os temas, deve ser pensado o forma com que isso será trabalhado. Pode ser em seminários, entrevistas,  peças teatrais, etc. O papel do instrutor será guiar os alunos no processo da criação e desenvolvimento do trabalho, não os deixando desamparados . Os alunos devem usar a imaginação e trabalhar o tema de forma criativa. Claro que tudo dependerá da faixa etária deles.

cid3 Como fazer projetos escolares sobre cidadania

Via Flickr

Os projetos desses alunos podem ser expostos para a comunidade escolar local ou  trazendo pessoas de mais longe para assistirem ao projeto. Bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !