Como fazer protetor solar caseiro


O verão 2013 vem com tudo e promete ser um dos mais quentes de todos os tempos. Desta forma, os cuidados com a saúde e com a pele tornam-se ainda mais necessários, a fim de evitar doenças e queimaduras através das ações nocivas dos raios solares.

Pele – Importância e cuidados

A pele é o maior órgão do corpo humano e atua como protetora de infecções e doenças nos órgãos e tecidos adjacentes. Além disso, ela é responsável por absorver os nutrientes naturais necessários para o bom funcionamento do organismo. Cuidar da pele é muito importante para que problemas estéticos e funcionais possam ser evitados.

O câncer de pele, entre outras doenças, traz sérios prejuízos à saúde e pode incidir em qualquer pessoa, seja ela jovem ou adulta. Esta doença ocorre quando um tumor é formado nas células da pele que se multiplicam e dão origem á um novo tecido, chamado de neoplasia, tudo isso através da exposição excessiva e sem proteção aos raios ultravioletas do sol, podendo também ser originado de outras formas, como através de radiação ionizante e intoxicação por tabaco.

sunblock3 Como fazer protetor solar caseiro

Via Flickr

O câncer de pele é percebido quando fissuras e manchas anormais aparecem no tecido corporal, interferindo na estética e na funcionalidade da pele, que fica frágil e perde suas propriedades tanto internas como também externas. Para evitar o câncer de pele e outras doenças deste gênero (micose, psoríase, vitiligo, dermatites, etc) é imprescindível utilizar diariamente protetor solar em todo o corpo, principalmente nas áreas que ficarão mais expostas aos raios solares, como braços, pernas e o rosto.

Como fazer protetor solar caseiro – Receita

Existem infinitas marcas de protetor solar disponíveis nas farmácias e supermercados, de preços e princípios ativos distintos. O que não faltam são produtos e motivos para cuidar e revestir a pele contra os danos que o sol emana e traz consigo na estação mais quente do ano.

Os dermatologistas não recomendam a utilização de qualquer tipo de receita caseira de protetor solar, pois a pele é muito sensível e absorve com facilidade os compostos tanto positivos como negativos à sua funcionalidade e estética, de forma que a seguinte receita é recomendada apenas como adicional e não como substitutiva dos protetores solares industrializados, que são formulados por especialistas e contém somente substâncias benéficas ao corpo humano.

sunblock11 Como fazer protetor solar caseiro

Via Flickr

Bloqueador solar – Ingredientes:

  • Pomada de assadura para bebê;
  • Óleo corporal infantil.

Como usar: Misture estes dois elementos em um recipiente e aplique sobre a pele no mínimo meia hora antes da exposição ao sol. Ao passar na região facial, atentar-se para as áreas próximas aos olhos e a boca. Retirar este bloqueador em água corrente em um prazo de até três horas.

Observação: Esta receita não substitui a utilização de protetor solar industrializado. Ela deve ser manipulada na falta do protetor solar ou em situações especiais, como viagens esporádicas e passeios rápidos.

sunblock2 Como fazer protetor solar caseiro

Via Flickr

Os cuidados com a pele devem ser levados a sério. Evite outros tipos de receitas caseiras de protetores solares, alguns ingredientes poderão agredir e influenciar a estética e funcionalidade da pele, como água sanitária, limão e açúcar. Aproveite os bons momentos deste verão com bastante responsabilidade. Boas férias!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !