Como fazer queijo assado no espeto


queijo

Churrasco é uma delícia. Acompanhado por queijo assado então, nem se fala! É consenso geral que o queijo preparado dessa forma, tanto só quanto bem acompanhado, é sempre bem vindo. Se você deseja saber como os restaurantes e os vendedores ambulantes de praia conseguem preparar essa maravilha gastronômica, confira a receita neste tutorial.

queijo3 Como fazer queijo assado no espeto

Ingredientes:

  • Queijo: coalho, mussarela ou provolone.
  • Espetos
  • Microondas ou churrasqueira
Dica: Qualquer queijo suficientemente sólido pode ser colocado no espeto. Portanto, utilize o tipo de sua preferência.

Modo de fazer:

queijo4 Como fazer queijo assado no espeto

1) Compre um queijo inteiro e corte-o em retângulos largos, para que eles não sejam rasgados pelo espeto.

2) Disponha os queijos previamente cortados sobre uma tábua. Salgue todos os pedaços e deixe em repouso durante 24h. O sal, ao provocar a perda de água, permitirá que o queijo fique mais consistente e adira mais ao espeto. Tenha apenas o cuidado para não salgar muito.

3) Preparo na churrasqueira:

  • Pré-aqueça a churrasqueira.
  • Coloque os queijos lado a lado mantendo um espaço entre eles para evitar que “grudem” enquanto assam. Se a sua grelha não for automática, você deverá girar os espetos manualmente para que o interior dos queijos seja assado de maneira uniforme.
  • Preste bastante atenção, pois eles ficam prontos em um curto espaço de tempo.
  • O queijo estará pronto para servir assim que seus quatro lados estiverem dourados e suas extremidades estiverem crocantes.

4) Preparo no microondas:

  • Lembre-se que nenhum objeto de metal pode ser colocado no interior do forno de microondas por causa do risco de explosões. Portanto, se você realmente deseja assar o queijo no espeto, escolha um palitinho de churrasco de madeira.
  • Como não é possível pré-aquecer o aparelho, esse modo de preparo será mais demorado em relação à churrasqueira.
  • Selecione a opção assar e ajuste o temporizador para vinte minutos. Esse tempo variará conforme a potência do seu forno. Portanto, dê uma olhada de vez em quando.
  • Retire do microondas quando as bordas do queijo estiverem crocantes e douradas.
queijo1 Como fazer queijo assado no espeto

Se você não quiser ter o trabalho de cortar, espetar e curar o queijo compre as porções no supermercado. Existe uma grande variedade de tipos já espetados, alguns deles preparados com condimentos como orégano e pimenta em formato de bolinha, retângulos, nó, cubos ou inteiros.

Não se intimide. Manufature seu próprio queijo temperado. Amasse orégano com as mãos e salpique sobre os queijos antes de assá-los. Se preferir, corte pimenta malagueta em pedaços bem pequenos e distribua uma quantidade mínima na superfície dos queijos. Outra opção picante é pincelar os queijos com um pouco de molho de pimenta.

O queijo assado no espeto pode ser servido como tira-gosto, no mesmo prato que o churrasco e outras carnes – ou pode ser servido sozinho. Esse também é um ótimo acompanhamento para quem deseja incrementar pratos tradicionais. Outra boa opção para quem deseja ousar é intercalar no mesmo espeto que o queijo cubinhos de abacaxi e pequenas cebolas. Se a fruta e as cebolas não fizerem sucesso, confie no queijo. Crocante por fora e derretido por dentro, o queijo agradará até os paladares mais exigentes.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !