Como fazer queijo brie


queijo-brie3

Originário da França o queijo Brie possui este nome por conta da região do qual é originário. Trata-se de um queijo liso e macio, de crosta rígida por fora e de constituição cremosa em seu interior. Tradicionalmente cilíndrico ou redondo, tem sua crosta característica devido à ação do fungo Penicillium cândida utilizado em sua confecção. Também do fungo é oriundo seu sabor delicado, macio e suave, quando de pouca idade ou recém fabricado, ou mais apurado e marcante após certo período. De fato, têm-se observado que sua textura cremosa rodeada pela crosta característica só é alcançada com pelo menos 30 dias de curtição depois de fabricado.

Brie 285x175 Como fazer queijo brie

Tal iguaria vem sendo utilizado nos mais requintados pratos e aperitivos, principalmente no acompanhamento de um bom vinho tinto. É uma ótima opção para servir e impressionar seus convidados. Reza a lenda que dentre os seus mais notáveis apreciadores está o imperador romano Carlos Magno que, tendo em certa ocasião provado o referido queijo, rapidamente o elegeu como seu prato favorito e que nunca mais viria a faltar em sua mesa.

Carlos Magno As Cruzadas 285x175 Como fazer queijo brie

Para aprender tudo sobre a fabricação deste maravilhoso aperitivo, basta continuar a leitura deste artigo sobre como fazer queijo brie.

Passo a Passo

Você vai precisar de: um litro de leite, meia colher de chá de cloreto de cálcio, bacilo camembert, coalho, sal de cozinha, moldes perfurados para queijo, caixa de sapatos.

1) Aqueça o leite e o cloreto de cálcio a 90 graus

2) Atingida a temperatura, adicione o balcilo camember e continue cozinhando por um período de aproximadamente uma hora. Atente-se para o cozimento e não permita que a temperatura ultrapasse os 90 graus.

3) Adicione o coalho e continue o cozimento por mais uma hora. Após isso deixe a massa de queijo descansar por mais ou menos duas horas

4) Corte a massa coalhada e coloque-a nos moldes perfurados pressionando suavemente. Deixe os moldes suspensos por uma hora para que o excesso de umidade possa escorrer.

5) De hora em hora, coloque um prato ou anteparo sob o molde e vire-o, de modo a fazer com que o queijo fique de ponta a cabeça deixando a umidade esvair-se de maneira uniforme. Repita esse processo até que o queijo tenha perdido pelo menos dois centímetros de seu diâmetro original.

6) Deixe o queijo descansar na geladeira por cerca de doze horas, após isso retire-o dos moldes

7) Em um prato, unte-o com sal de modo que toda a sua superfície esteja recoberta

8 ) Coloque os queijos em uma caixa de sapatos fechada, deixando uma pequena abertura de no máximo dois centímetros. Mantenha a caixa em um local fresco, a temperatura ambiente

9) Após dez dias seu queijo terá adquirido a textura característica do Brie e estará pronto para o consumo

10) Bom apetite!

queijo brie damascos recheados ameixas pretas 285x175 Como fazer queijo brie

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

15 replies to this post