Como fazer queijo mussarela


mussarela

O queijo é sem dúvida alguma um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Existem vários tipo de queijos, como o gorgonzola, o prato, o minas, e o mussarela, por exemplo. E é sobre este último queijo que iremos falar hoje. O queijo mussarela é um dos tipos preferidos dos admiradores de queijos. Pode ser usado na fabricação de alimentos, em massas, e também no preparo de lanches, dentre muitas outras coisas. Aqui você irá aprender a preparar um delicioso queijo mussarela, de forma bem simples.

mussarela3 Como fazer queijo mussarela

Ingredientes:

  • 5 litros de leite gelado e pasteurizado (tipo C);
  • 1 ml de coagulante quimasse;
  • 1 envelope de fermento para massa mágica;
  • 2 ml de solução de cloreto de cálcio.
  • Salmoura.
mussarela1 Como fazer queijo mussarela

Utensílios necessários:

  • 1 tela refratária;
  • 1 termômetro para laticínios;
  • 1 coador;
  • Luvas de borracha.
mussarela4 Como fazer queijo mussarela

Modo de preparo:

  1. Dilua a solução de cloreto de cálcio e o coagulante quimasse em 2 colheres de sopa de água fria. Dissolva o envelope de fermento em um copo com aproximadamente 250 ml de água fria.
  2. Adicione os 5 litros de leite em uma panela. Em seguida, adicione o fermento (já diluído no copo com 250 ml de água fria)e mexa lentamente. Em seguida, coloque a panela em fogo baixo, com a tela refratária. Continue mexendo. O leite deverá permanecer no fogo até atingir a temperatura. Você deverá usar o termômetro para constatar se o leite chegou a 30ºC. Quando o leite atingir os 30ºC desligue o fogo e adicione  a solução de cloreto de cálcio e, por último, o coagulante quimase, que devem já estar diluídos em água fria, como já citado anteriormente.
  3. Após adicionar o coagulante, você deve deixar o leite descansar por 15 ou 20 minutos, até que se forma uma coalhada lisa e firme. Ela deve estar se desgrudando da panela. Quando isso acontecer, você deverá cortar a coalhada, que nada mais é do que uma massa, que se forma depois de o leite ser misturado com algum tipo de fermento.
    mussarela5 Como fazer queijo mussarela
  4. Com o auxílio de uma faca, faça cortes horizontais e paralelos (como se estivesse desenhando uma rede) por toda a coalhada, com uma distância de aproximadamente dois centímetros entre cada corte. Após cortar, deixe em repouso por 5 minutos. Após o repouso, comece a mexer, de forma circular, por toda a panela por um período de aproximadamente de 10 minutos. um soro, de cor esverdeada, deverá aparecer, o que é um sinal de que tudo está correndo bem.
  5. Depois de mexer, ligue o figo novamente e aqueça a mistura, até que a massa e o soro atinjam a temperatura de 40ºC (utilize novamente o termômetro para verificar a temperatura). Ao atingir tal temperatura, desligue o fogo e continue mexendo. Observe que conforme você mexe a massa, mais soro vai saindo de dentro da mistura. Isso é mais um sinal de que as coisas estão indo bem.
  6. Depois do passo anterior, a mistura chegará ao ponto de massa. O soro deverá ser separado da mistura com a ajuda do coador. Drene o soro, e vá pressionando, sem forçar, a massa. Depois de 15 minutos, a massa estará pronta para ser filada.
  7. Agora iremos filar a massa do queijo. Aqueça em torno de 2 litros de água até atingir a temperatura de 75ºC e reserve. Adicione entre 700 a 800 ml da água sobre a massa. Com o auxílio de uma escumadeira ou pá, faça movimentos com a massa, comprimindo-a.
  8. Retire a massa com as mãos, utilizando luvas de borracha e modele a massa, deixando-a no formato que desejar. É recomendável que comece fazendo isso pelos nozinhos ou palitos que são mais fáceis.
  9. Após modelar a massa, os queijos devem ser salgados em salmoura (mistura de água e sal) , sendo que para cada litro de água serão necessárias 250 gramas de sal refinado + 1 colher de sopa de cloreto de cálcio. Deverá salgar os queijos por 15 minutos (nozinhos, bolinhas, palitinhos).
mussarela2 Como fazer queijo mussarela

Escorra o excesso de salmoura e pronto, nosso queijo mussarela está pronto.

Agora é só aproveitar!

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post