Como fazer queijo parmesão


5304105062_751ac72058

O queijo parmesão talvez seja o mais fácil de fazer dos queijos, tenha em mente, porém, que serão necessários pelo menos cinco meses entre o início do processo e até que o mesmo fique pronto na sua consistência e sabor finais. Se você não tem preguiça de esperar para consumir este delicioso queijo, basta reunir os ingredientes e continuar lendo este guia Comofas sobre como fazer queijo parmesão.

queijo parmesão 1 Como fazer queijo parmesão

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: Um litro de leite fresco; quatro comprimidos de coalho; salmoura; satarter termofilica; salmoura (sal mais água); uma geladeira; molde para queijo; batedor de queijo; ralador; uma tigela

queijo parmesão Como fazer queijo parmesão

Passo a Passo

1)    Esquente o leite e, momentos antes da fervura, desligue o fogo e adicione a termofilica starter. Deixe-os descansando por aproximadamente uma hora.

2)    Dissolva os comprimidos de coalho em uma xícara de chá de água fria e misture a solução ao leite. Mexa por cerca de cinco minutos com o auxílio de uma colher de pau.

3)    Após misturar o coalho, deixe o leite descansar por aproximadamente noventa minutos. Depois desse tempo é esperada que o mesmo comece a coagular formando uma coalhada. Corte a formação em quatro partes iguais e deixe-as descansando separadas por aproximadamente 10 minutos.

4)    Junte-as novamente no mesmo caldeirão (é importante que tenham sido mantidas sob fogo baixo em todas as etapas anteriores) e mexa continuamente por cerca de trinta minutos em fogo alto até que essa coalhada adquira uma consistência mais parecida com queijo.

5)    Com o auxílio de uma peneira de pano extraia o soro do queijo. É interessante que esta peneira esteja adaptada a um molde para dar, nesta etapa, o formato que deseja para o seu queijo. Para extrair o soro com eficiência deixe o queijo sob pressão por cerca de meia hora, vire e deixe-o sob pressão por mais uma hora e meia e, por fim, vire-o novamente deixando-o sob pressão por 12 horas seguidas.

6)    Após a extração do soro retire-o da prensa e deixo descansar na salmoura fria por quarenta e oito horas.

7)    Retire-o da salmoura e seque.

8 )    Coloque o queijo na geladeira onde deverá permanecer por cinco meses. Vire o todos os dias durante as quatro primeira semanas e, depois disso, uma vez por semana até que se complete os cinco meses. Verifique com o molde se houve aumento no volume do queijo, caso molde não se adapte basta espremer o excesso de umidade. Faça isso regularmente para uma consistência final satisfatória.

9)    Completado os cinco meses rale o queijo e se delicie com o fruto de seu trabalho e paciência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

6 replies to this post