Como fazer queijo em casa


Queijos

Queijos1 281x250 Como fazer queijo em casa

A produção de queijo não é uma tarefa difícil. Consiste basicamente em saber utilizar, juntos, leite e coalho, disponíveis em qualquer revendedora de laticínios. Comofas te ensina a fazer queijo caseiro.

Passo a Passo

1)      Despeje o leite em uma panela de aço ou esmalte. Leve ao fogo e aqueça a uma temperatura de aproximadamente 30°C.

leite p1 Como fazer queijo em casa

2)      Junte manteiga e coalho ao leite até obter uma mistura homogênea.

3)      Mexa bem e tampe, de forma hermética, a panela.

4)      Deixe a mistura em temperatura ambiente por um período de 8 a 12 horas. Perceba que a textura do leite já estará lembrando um queijo suave e espesso.

receitas do sertão e lanchonetes 143 1 Como fazer queijo em casa

5)      Tampe outra panela com um pano de algodão de modo que este fique esticado sobre a panela.

6)      Despeje a mistura no pano e deixe escorrer por cerca de seis horas. Quanto mais liquido perder, mais gostoso será o queijo.

7)      Depois de escorrido, misture sal, ervas e outras especiarias que desejar ao queijo. Bom apetite!

queijo g 042 600x250 Como fazer queijo em casa

Dicas sobre como fazer queijo:

Agora que já aprendeu os rudimentos sobre como fazer um bom queijo, Comofas trás até você algumas dicas de modo à direcionar seu conhecimento para a produção das principais variedades de queijo existentes:

  • A receita descrita acima é a usada como padrão para fazer o típico queijo de minas.
  • O queijo parmesão é uma das variedades mais apreciadas e utilizadas pela culinária mundial. Comofas preparou um artigo especial sobre como fazer esse queijo bem aqui.
  • Outra variedade bastante apreciada e cuja fabricação já foi ensinada pelo Comofas é o queijo brie.
  • Prefira sempre leite da roça, aquele comprado diretamente do leiteiro, aos de caixinha longa vida. Isso porque, além de possuir conservantes, o leite longa vida não possui consistência gordurosa o suficiente para produzir um bom queijo.
  • Não há problema em utilizar leite de caixinha para produção do seu queijo, mas este nunca deve ser desnatado.

Queijo colonial – passo a passo

  1. Prepare o queijo conforme o ensinado no guia principal e, com o auxílio de uma forma, conceda à ele um formato redondo, típico do queijo colonial.
  2. Deixe-o descansando na forma à uma temperatura de sete graus célsius durante vinte e quatro horas.
  3. Mantenha-o prensado e envolto em um tecido de algodão por 15 dias, virando-o todos os dias de modo a remover o excesso de umidade. Lembre-se de que a temperatura de armazenamento não deverá ultrapassar sete graus célsius.queijo colonial 500x250 Como fazer queijo em casa

Queijo coalho – passo a passo

Aprenda aqui essa típica receita do litoral nordestino que deixa qualquer veranista com água na boca.

  1. Com auxílio de um rolo de madeira, ou uma garrafa cilíndrica, abra sobre uma superfície lisa a primeira massa de coalho formada. Não dispense o soro.
  2. Este deve ser aquecido ao ponto de fervura e adicionado à massa aberta na etapa anterior.
  3. Em um recipiente mistura massa e soro até alcançar uma consistência homogênea entre ambos. Sua massa de queijo coalho estará praticamente pronta a partir daqui.
  4. Adicione a quantidade de sal desejada e coloque a massa na forma para que seu queijo adquira o formato pretendido. Nesta etapa adapte o queijo à forma pressionando de forma vigorosa de modo que a massa fique bastante concentrada.
  5. Agora é só aguardar vinte e quatro horas e seu queijo coalho estará pronto para servir tanto cru quanto assado.482b01b388ed58c787fba8e6b8c0d321 480x250 Como fazer queijo em casa

Queijo cottage – passo a passo

Considerado o mais saudável dos queijos, possui o processo de fabricação um pouco diferente das outras variedades de queijo curado, para fazê-lo você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • Suco de limão – três colheres de sopa.
  • Leite – um litro.
  • Creme de leite – duzentos gramas podendo ou não ser diet ou light.
  • Modo de fazer:xreceita caseira de queijo cottage 63.jpg.pagespeed.ic .9rtH8Tyu M 450x250 Como fazer queijo em casa
  1. Em um recipiente, esquente o leite até o ponto imediatamente anterior ao de fervura.
  2. Sempre mexendo bastante adicione sal a gosto e o suco de limão.
  3. Separe o soro sem espremer, com o auxílio de uma peneira, deixa a massa obtida escorrendo em um pano de algodão limpo.
  4. Junte a massa ao creme de leite para obter uma consistência cremosa.

Com essas dicas do Comofas  você já pode se considerar um queijeiro de mão cheia. Agora é só ir para a cozinha e colocar seu conhecimento em prática. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

20 replies to this post