Como fazer quilting passo a passo


743765982_2b05f6d738

O quilt é uma peça muito antiga, é um tipo de almofadão ou colchão que possui algo quente por dentro, como lã, penas e, mais recentemente, enchimento. Junto com o Patchwork, o quilting, que é o processo de fazer o quilt, é um artesanato milenar que tem uso até hoje.

Você pode fazer um quilt para o aquecimento de pessoas ou apenas para diversão, imitando padrões antigos e criando novos padrões e texturas de acordo com a sua criatividade e imaginação, possibilitando até complementar a renda da casa com a venda dessas belas peças de artesanato. Abaixo confira dicas para criar o seu próprio quilt.

6278934165 e87716831b Como fazer quilting passo a passo

Via Flickr

Materiais

Antes de começar a fazer o quilt, separe os materiais necessários para a confecção dele:

  • Manta Acrílica
  • Linha de costura
  • Viés preto ou da cor da estampa
  • Máquina de costura
  • Pé para quilting livre
  • Retalhos diversos

Lembre-se de escolher tecidos com uma boa qualidade, de preferência os que são 100% algodão, pois são mais fáceis de trabalhar, fazer as costuras, cortar e marcar, e que não encolham durante a lavagem, pois pode deformar o seu quilt.

A manta acrílica também deve ser a adequada para o trabalho, para facilitar na costura e melhorar a qualidade final do trabalho. Se você quer fazer um quilt mais delicado, prefira uma manta acrílica mais fina, caso você quer um trabalho mais rústico, prefira a manta acrílica mais grossa.

Passo a passo

Para fazer o quilt você precisa ter habilidade com a máquina de costura, caso você não tenha, aprenda a usar essa maquina com trabalhos simples para depois partir para o quilt, que é uma peça um pouco mais complicada de costurar para quem não tem experiência.

Monte o padrão que você gostaria com os retalhos, você pode cortá-los em formas geométricas, como quadrados e triângulos, mas o importante é que de para juntá-lo em um retângulo grande do tamanho que você deseja para o quilt final.

Primeiro una todos os retalhos formando duas peças retangulares do mesmo tamanho. Coloque um retângulo de retalhos, a manta acrílica e a outra parte de retalhos de forma que fique retalho-manta-retalho, juntando-os com alfinete para não desmanchar na hora da costura. Você pode colocar um pouco de talco com cheiro na manta acrilica, para que o seu quilt fique sempre perfumado.

4402772362 64275d0732 Como fazer quilting passo a passo

Via Flickr

Comece quiltando em volta dos quadrados e faça uma costura em torno do trabalho deixando uma margem de aproximadamente um dedo. Para ficar mais fácil para quiltar, enrole o trabalho e vá passando na máquina aos poucos.

Depois desse passo, coloque o viés na borda de todo o trabalho, dobre para o lado de dentro e costure à mão com pontos invisíveis. Tome cuidado para que os pontos fiquem bem firmes e não apareçam, para isso use linha da cor do viés, assim o trabalho fica mais bonito e não soltar na hora de lavar.

Você pode também incrementar o quilt com patchwork, paetês, bordados e o que mais a sua imaginação permitir. É possível que o seu primeiro quilt não saia tão bonito ou perfeito quanto você gostaria, mas, conforme você for praticando, você terá peças lindas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post