Como fazer remédios caseiros: sinusite, rinite, bronquite, otite


6944130105_bd8e1d7f27

Quem nunca fez uma receita caseira, preparou um chazinho para as mais variadas dores ou sensações que atire a primeira pedra. 

Antes do surgimento e do avanço da medicina tradicional, os remédios caseiros eram a solução para tudo, ou ao menos quase tudo. Mesmo com produtos industrializados e produção em grande escalas nos laboratórios farmacêuticos, a matéria prima sempre vem da natureza. Na maioria das vezes ao alcance das mãos. As receitas sempre muito simples, facilitam a manipulação na hora do preparo do chá. Além de das receitas diretamente preparadas em casa existe a homeopatia que procura, como forma de medicina alternativa, tratar as doenças com misturas preparadas com folhas e caule. Normalmente em forma de xarope. Outra área que utiliza muito da natureza em suas manipulações é a fitoterapia. Contudo, a fitoterapia, não trabalha com chás e xaropes, mas com pomadas e cremes, normalmente para uso externo. Diferente da homeopatia, a fitoterapia, não faz parte da medicina alternativa, mas sim tradicional, pois as pesquisas científicas comprovam os benefícios dessas manipulações. 

4372282013 91f375ebb0 225x300 Como fazer remédios caseiros: sinusite, rinite, bronquite, otite

Via Flickr

Várias doenças e males podem ser tratadas com remédios caseiros: A Sinusite, a Rinite, Bronquite e a Otite são apenas alguns exemplos dos benefícios das plantas. Para fazer um chá basta apenas aprender as receitas e aproveita-las ao máximo. Doenças do sistema respiratório são as mais comuns para tratamento com chá e infusões. 

  • A Sinusite: A sinusite é uma patologia das vias respiratórias que assola muitas pessoas no mundo inteiro. Nos seus três diferentes tipos, prejudica a respiração, com a obstrução nasal a partir do crescimento de cavidades dentro do nariz, as quais prejudicam a respiração livre e sem interrupção. Mel e hortelã fazem parte dos ingredientes para um chá de combate a sinusite. 
  • A Rinite: A característica dessa patologia é produzir muco mais que o normal, mesmo que a pessoa doente não esteja passando por um estágio de gripe ou resfriado. Normalmente é causada por alguma alergia a pó ou outro componente fino e seco levado pelo ar. Bactérias e fungos também podem causar rinite. O chá de folhas de eucaliptos fervidas, é de grande valia para o auxilio no tratamento da rinite.
  • A Bronquite: Ocasionando muita falta de ar, asma, a bronquite, que se caracteriza por uma inflamação nos brônquios, pode ser considerada aguda ou cronica. A aguda é aquela se apresenta apenas quando há algum tipo de agente momentâneo, como resfriado, muita fumaça, cigarro entre outros. A cronica se apresente várias vezes por ano e normalmente não está ligada há qualquer fator externo, emboras possa ser um desencadeante. O gengibre é conhecido por ser um excelente remédio de preparo caseiro para o tratamento da bronquite. 
  • A Otite: Causadora de dor intensa, a otite, caracterizada por uma inflamação no ouvido, tem, na maioria das vezes causas respiratórias. Por ser um órgão muito próximo do nariz, o ouvido pode ter uma reação à obstrução das narinas e inflamando. Pode passar por várias etapas. Um remédio caseiro excelente para o tratamento da otite é óleo de soja e alho. 
A maioria das doenças causadas por resfriados ou alergias, chegam depressa e, quase sempre, nos pegam desprevenidos. Os remédios caseiros, além de não oferecerem nenhum mal, para a saúde, colaboram com problemas, como desobstrução das vias nasais, evitando danos maiores. A possibilidade de tratar doenças naturalmente não tem preço. A figura do médico, do diagnóstico e do receituário nunca é descartado, mas para tratamentos específicos e que não levam a danos maiores, os remédios caseiros podem ser a melhor solução. 
2044325632 00f4147f5d 225x300 Como fazer remédios caseiros: sinusite, rinite, bronquite, otite

Via Flickr

Navegue! Encontre as receitas que procura e prepare um chá ou uma infusão que ajudarão na sua recuperação e se sinta energizado(a). 
As dicas, opiniões e receitas contidas aqui não substituem a análise de um médico. Nunca utilize uma planta que não conhece. Se atente para plantas que, comprovadamente, fazem mal a sua saúde. Algumas plantas são consideradas venenosas, mas quanto a essas pode ficar tranquilo que não encontrará indicação ou receitas. 
Boa sorte e sucesso sempre… 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !