Como fazer rosas de tecido


Rosas de tecido

Os arranjos de rosas e flores são muito usados para decorar casas e escritórios, pois é uma maneira de deixar o ambiente mais alegre e descontraído. As flores artificiais estão entre as mais usadas, muito por conta da durabilidade, visto que as naturais costumam morrer com muita facilidade, mesmo com todos os cuidados.

r4 F550x450 Como fazer rosas de tecido

Via Flickr

A fim de deixar essas flores e rosas mais personalizadas, as pessoas passaram a usar vários tipos de materiais na hora de fazer o seu arranjo, pois nem sempre o plástico é o mais recomendado. Você pode usar papéis coloridos, fitas e até mesmo tecidos, tendo em vista que o importante é criar modelos que sejam criativos e ao mesmo tempo que passem um pouco da personalidade do ambiente. Vale lembrar que para cada material utilizado é necessário aplicar uma técnica diferente e, com o tempo, você acaba fazendo peças cada vez mais sofisticadas.

Como fazer rosas de tecido

Para fazer rosas de tecido perfeitas você vai precisar de retalhos que sejam adequados para esse tipo de trabalho. Os muito finos, na maioria das vezes, precisam ser complementados com uma espécie de forro para que eles fiquem mais encorpados, então no primeiro momento prefira aqueles mais grossos.

Materiais:

  • Tecidos diversos;
  • Cola para tecido;
  • Ferro de passar roupas;
  • Lápis de ponta fina.

Passo a passo:

  1. Desenhe as pétalas da rosa em um papelão utilizando o lápis de ponta fina, esse será o seu molde. Para isto, você pode procurar desenhos na internet ou em revistas para fazer as suas pétalas. Use-os como referência, pois quanto mais perfeitas e bonitas elas forem, melhor será o resultado do seu trabalho, lembrando sempre que a pétala é a base da sua rosa. Desenhe no mínimo seis pétalas;
  2. Espalhe o tecido em uma superfície plana, e certifique-se que ele esteja bem esticado, se necessário passe o ferro para deixá-lo bem liso;
  3. Passe o desenho do seu molde para o tecido, faça a marcação usando também o lápis, pois caso você erre, o traço do lápis pode ser retirado facilmente;
  4. Recorte as pétalas do tecido usando uma tesoura bem afiada, se necessário você pode usar um estilete para tecido, o importante é que esse corte seja o mais liso possível.
  5. Faça pétalas de diferentes tamanhos para que você possa fazer o miolo da sua rosa, sendo que a primeira camada da flor deve ser deixada inteira, ou seja, as pétalas não precisam ser separadas;
  6. Marque um vinco no meio de cada uma das pétalas, utilizando o ferro de passar para marcar bem;
  7. Pegue a primeira camada da flor (aquela que você não recortou as pétalas) e vá colando as pétalas soltas no centro usando a cola para tecido. Repita este passo até que a sua rosa atinja a aparência desejada, pois existem aqueles modelos mais cheios e os mais simples;
  8. Com a ponta de um lápis ou ferro vá enrolando a parte superior das suas pétalas para que fiquem mais parecidas com o formato da rosa natural.
r3 F550x450 Como fazer rosas de tecido

Via Flickr

Dica:

Escolha tecidos que combinem com o restante dos objetos da sua decoração, ou seja, se você deseja usar o arranjo em um ambiente mais clean, prefira o branco ou bege. Se a decoração for mais alegre, prefira os estampados e com cores fortes.

A decoração está entre os passatempos de muitas pessoas e usar objetos feitos de maneira artesanal são perfeitos para complementar qualquer espaço. As rosas de tecido são ótimos exemplos, escolha os seus tecidos e bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post