Como fazer salada de beterraba


5098843694_ca6ba744e6

As saladas são acompanhamentos perfeitos para as refeições de nosso dia a dia. Além de sua importância nutricional ainda é uma boa opção para ser consumida devido a quantidade bastante reduzida de calorias e sem nenhuma gordura. A beterraba é um vegetal de sabor adocicado, cor vermelha púrpura bastante intensa e fonte de ferro e muitas vitaminas importantes. Pode ser consumida na forma crua ralada ou ainda cozida e bem temperada. Confira uma receita super simples de salada de beterraba cozida, ideal para servir com o tradicional arroz e feijão ou ainda com pão francês nos churrascos em família.

800px Beetroot preparing for curry Como fazer salada de beterrabaRamesh NG/Wikimedia Commons

Ingredientes

  • 3 unidades de beterraba fresca
  • 1 litro de água filtrada,
  • 2 colheres de sopa rasas de sal refinado
  • 2 unidades de cebola,
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 2 colheres de sopa de salsinha desidratada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha desidratada
  • 1 colher de chá de pimenta tipo calabresa moída
  • 1 colher de sopa de orégano.

Modo de preparo

  1. Lave bem as beterrabas ainda com a casca para retirar toda a terra. Deixe de molho em uma bacia com um pouco de vinagre para que fique bem limpa e livre de bactérias ou sujeiras que fiquem grudadas na casca.
  2. Escorra a água do molho e corte as pontas dos 2 lados para garantir um bom cozimento. Uma boa dica é retirar a casca somente depois de cozinhar o vegetal. Isto evita que as proteínas e vitaminas se percam durante o seu cozimento.6661307461 2e221aaee9 Como fazer salada de beterraba                                                         timsackton/Flickr
  3. Coloque a água filtrada na panela de pressão e em seguida junte o sal. Adicione as beterrabas e tampe a panela levando ao fogo em potência máxima até que a panela pegue pressão. Em seguida baixe o fogo e cozinhe por mais ou menos 10 minutos ou até que estejam moles a ponto de atravessar a faca. Não cozinhe muito para que a salada não fique feia e com os pedaços quebrados depois de pronta.
  4. Escorra a água e deixe esfriar. Tire a casca com bastante cuidado e depois pique em pedaços médios ou em tiras.
  5. Em uma vasilha grande corte a cebola em fatias e junte a beterraba. Tempere com o azeite de oliva, o vinagre, a salsinha, a cebolinha, a pimenta e o orégano. Mexa bem com uma colher e leve para a geladeira.

Esta salada deliciosa tem um ótimo rendimento, poucas calorias e dura até 15 dias se mantida na geladeira em um recipiente fechado. Lembre-se que as saladas são boas opções para incluir em nossa alimentação diária pois as fibras presentes nos vegetais contribuem para  nos dar sensação de saciedade além de regular o intestino e melhorar nosso quadro de saúde geral. Se você quiser variar a forma de consumo da salada de beterraba, aposte no vegetal cru com cenoura e repolho ralados. Além de não prejudicar a dieta o sabor continua delicioso e refrescante para os dias mais quentes de verão. Gostou da dica? Anote o passo a passo e comece a melhorar a qualidade de sua alimentação hoje mesmo.

(Imagem Destaque: 3liz4/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !