Como fazer Sashimi em casa


sashimi

sashimi 285x175 Como fazer Sashimi em casa

Sashimi é considerado por muitos a maior iguaria da culinária japonesa. Trata-se de peixe cru, normalmente salmão, delicadamente fatiado e servido acompanhado por algum molho e arroz.

Passo a Passo

1) Compre um peixe fresco, de preferência salmão. Por questões de praticidade já compre fatiado.

2) Lave as fatias em água fria e seque com papel toalha.

3) Com uma faca retire todas as partes escuras. Em alguns frutos do mar as partes escuras são consideradas iguarias, porém na maioria dos peixes, como atum e salmão, trata-se de vasos sanguíneos que devem ser evitados.

make sashimi 1.3 800X800 285x175 Como fazer Sashimi em casa

4) Com uma faca bem afiada corte o peixe em um movimento longitudinal trazendo a faca para perto de você. Evite cortes transversais.

make sashimi 1.4 800X800 285x175 Como fazer Sashimi em casa

5) Agora corte o peixe em fatias bem finas, de mais ou menos meia polegada de comprimento.

6) Disponha as fatias em um prato. Organize-as da forma que mais te agradar.

make sashimi 1.6 800X800 285x175 Como fazer Sashimi em casa

7) Decore o prato com gengibre e wasabi.

8 ) Sirva com arroz e molho shoyo.

9) Delicie-se.

Dicas e truques: 

Agora que já aprendeu o preparo básico desse delicioso prato japonês, Comofas trás até você algumas dicas e curiosidades valiosas para fazer, servir e se esbaldar com essa maravilha oriental:comida japonesa 17 600x250 Como fazer Sashimi em casa

  • O salmão pode ser tranquilamente substituído por outro peixe semelhante conforme sua preferência. Mas lembre-se que o verdadeiro sashimi é feito com salmão e servido com sushi. Algumas variedades, como o sashimi de tilápia, no entanto, são bastante apreciadas.
  • Além da tilápia, os principais peixes para sashimi utilizados pelos próprios orientais são o salmão e peixe branco.
  • Corte do sashimi: No início do texto recomendamos a compra do peixe já cortado, mas se você for daqueles cozinheiros que gostam de se envolver com o processo culinário desde o início, te ensinamos aqui como cortar o salmão para o sashimi através deste vídeo:


 

  • Calorias do sashimi: Todos gritam aos quatro ventos que a culinária oriental é a mais saudável do mundo e, ao analisar as calorias dos principais pratos que a compõem, podemos perceber que, pelo menos a cozinha japonesa, está bem perto disso. Os sashimis de atum, salmão e peite branco possuem 25, 21 e 19 calorias por porção, respectivamente. Isso sem falar em outros pratos como sushi, califórnia, filadélfia e ovos de salmão, que possuem valor calórico oscilando entre 22 e 50 calorias a porção.
  • Como comer sashimi: Para correta apreciação, o sashimi deve ser comido com o auxílio dos hachi, também conhecidos como pauzinhos japoneses. Devem ser servidos acompanhados por molho shoyu (tradicional molho de soja japonês) e wasabi (raiz de gosto forte e marcante), além disso o nabo, o pepino e o gengibre podem decorar o prato e servirem como auxiliares na digestão.
  • Todo jantar japonês que se preze deverá ter, além do sashimi, saquê e shushi.
  • Caso queira comer como faziam os japoneses antigos, basta servir o prato acompanhados apenas por vinagre e sal.

Bom apetite!

10 replies to this post