Como fazer selagem em cabelos cacheados


800px-Fremont_Solstice_2012_-_242-610x300

Os fios de cabelo estão constantemente expostos a diversos fatores que podem danificá-los, como umidade, raios solares, chapinha, secador, entre outros. Todos estes itens resultam em consequências aparentes nas madeixas como as pontas duplas, fios quebradiços, arrepiados e fracos.

Alguns tipos de cabelo tendem a serem mais sensíveis, como os fios cacheados, normalmente mais finos, podendo abrir com facilidade, levando ao aparecimento de pontas duplas. Para este tipo de madeixa é necessário realizar tratamentos específicos, uma vez que eles precisam ser restaurados e fortalecidos para que resistam aos danos causados no dia a dia.

449px Gingerkwanwikipediaphoto F550x450 Como fazer selagem em cabelos cacheadosWikimedia Commons

Um dos tratamentos utilizados para restaura os fios é a selagem, este procedimento tem por função nutrir o cabelo da ponta até a raiz, fazendo com que a cutícula seja fechada, dessa maneira evita-se o aparecimento das desagradáveis pontas duplas, principalmente para quem tem cabelo comprido.

Confira abaixo como fazer selagem em cabelos cacheados:

  1. Lave o cabelo na água fria. Comece molhando todo o cabelo, fazendo com que a água atinja desde o couro cabeludo até as pontas. Para otimizar o procedimento, a dica é colocar água gelada em um recipiente e acrescentar 5 gotas de vinagre de maçã. Em seguida, aplique a mistura nos fios, mas tome cuidado para que o líquido não entre em contato com os olhos.
  2. Use um pente para espalhar a água no cabelo, dessa maneira toda a estrutura dos fios poderá absorver a mistura. Este processo também serve para retirar os resíduos de xampu e cremes que possam estar presente no cabelo. Deixe o produto agir por pelo menos 30 minutos.
  3. Passe as mãos nos fios, primeiramente, separe-os em pequenas mechas. Depois massageie de cima para baixo, isto facilitará a absorção das madeixas, fazendo com que as cutículas se fechem em menor tempo. Após o tempo determinado, enxágue o cabelo com água fria.
  4. Lave o cabelo com xampu anti-resíduos, esfregue bem o couro cabeludo e as pontas para que o cheiro de vinagre saia do cabelo. Em seguida, enxágue e passe o condicionador sem sal. Deixe o produto agir por 5 minutos e depois o retire. Cuidado para não deixar nenhum resíduo no cabelo, pois isto pode tornar os fios oleosos. Faça a secagem com uma toalha.
  5. Separe o cabelo em mechas médias. Feito isso, pegue a queratina líquida e vá aplicando sobre toda a estrutura dos fios. Passe o produto em abundância, dessa forma ele irá agir com maior eficiência. Quando todo o cabelo tiver recebido a substância, comece a massageá-lo.
  6. Passe a chapinha em todas as mechas, isto serve para fixar a mistura nos fios. Depois, enrole as mechas em papel alumínio, coloque uma touca térmica e aguarde aproximadamente 30 minutos. Agora, enxágue o cabelo com água fria e seque com uma tolha.
  7. Para manter os cachos é indicado usar bobes. Feito isso, a selagem terá sido concluída, deixando o cabelo mais sedoso e brilhoso.
  8. Por fim, todas as etapas devem ser cumpridas rigorosamente para que o tratamento tenha sucesso. Além disso, quem não tiver queratina líquida pode optar pelo uso de vitamina A, que oferece os mesmo benefícios.

399px Afef Jnifen Venice09 F550x450 Como fazer selagem em cabelos cacheadosWikimedia Commons

Siga as dicas e boa selagem!

 (Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post