Como fazer símbolos no teclado


p1

Muitos de nós, certamente, já vimos diversos caracteres especiais como “©”, “☺”, e “♫” nos mais diferentes locais e, a grande maioria gostaria de descobrir como encontrá-los no teclado. Se este é o seu caso, confira a seguir as maneiras de encontrar os símbolos ocultos ou caracteres especiais do Windows:

3 F550x45014 Como fazer símbolos no teclado

Via Flickr

Como fazer símbolos no teclado

O Windows possui uma grande quantidade de símbolos ocultos, que podem ser acessados de maneiras diferentes. Das opções a seguir, escolha a forma mais adequada para você:

Utilizando as teclas ALT + Num Lock:

Esta é uma das maneiras mais fáceis de encontrar os símbolos ocultos disponíveis no Windows, porém costuma não funcionar com notebooks ou laptops, justamente devido a estes modelos de PC não possuírem o teclado numérico em separado.

A técnica funciona perfeitamente em teclados comuns, utilizados em computadores de mesa, os desktops. O grande segredo de tudo isso, é a combinação da tecla ALT da esquerda com o teclado numérico, o conhecido ‘Num Lock’, que juntas dão origem a caracteres especiais. O ALT Gr, também conhecido como o ALT da direita, é responsável pela terceira linha de caracteres, que muitas vezes já aparece no próprio teclado e, por isso, nem sempre é usado na criação de símbolos.

Passo a passo:

  1. Ative o teclado numérico, acionando a tecla ‘Num Lock’. Se o teclado numérico estiver acionado, uma luz indicativa aparecerá próxima a esta tecla;
  2. Pressione a tecla ALT (da esquerda) e não solte-a;
  3. Enquanto a tecla ALT está pressionada, digite um número ou uma sequencia de números no teclado numérico (Num Lock);
  4. Solte a tecla ALT e o símbolo aparecerá na tela.

Cada combinação dará origem a símbolos diferentes e, portanto, a diversão é testar cada um deles. Segue uma lista de alguns atalhos de teclas que podem ser facilmente seguidos para a criação de símbolos ou caracteres especiais:

Alt+1= ☺

Alt+2= ☻

Alt+3= ♥

Alt+4= ♦

Alt+5= ♣

Alt+6= ♠

Alt+11= ♂

Alt+12= ♀

Alt+13= ♪

Alt+14= ♫

Alt+15= ☼

Alt+157= Ø

Alt+167= º

Alt+168= ¿

Alt+184= ©

1 F550x4509 Como fazer símbolos no teclado

Via Flickr

Utilizando o Mapa de Caracteres do Windows

Além dos caracteres especiais encontrados através das teclas de atalho, é possível encontrar uma enorme variedade de ideogramas no Windows, que são bastante utilizados em nicknames, chats, redes sociais e outros locais. Estes símbolos estão agrupados no ‘Mapa de Caracteres do Windows’. Descubra como acessá-los:

Passo a passo:

  1. Acesse o menu ‘Iniciar’ do Windows;
  2. Clique em ‘Todos os Programas’;
  3. Clique em ‘Acessórios’;
  4. Acesse o ícone “Ferramentas do Sistema’;
  5. Clique em ‘Mapa de Caracteres’;
  6. Ao abrir uma janela com símbolos agrupados, selecione o que deseja e clique em ‘selecionar’;
  7. Após selecionar, clique em ‘copiar’. Assim, o símbolo escolhido poderá ser inserido no local que você deseja.

Acessando os símbolos através do Word

Para ter acesso aos símbolos enquanto está utilizando o Word para escrever textos, basta seguir estes passos:

  1. Clique em ‘Inserir’;
  2. Clique em ‘Símbolos’ e aparecerá uma pequena caixa com alguns símbolos;
  3. Se o símbolo desejado não estiver neste local, clique em ‘Mais Símbolos’ e logo aparecerá uma tela com diversos caracteres especiais agrupados por categoria. Basta escolher o desejado e clicar em ‘Inserir’.

Acesso em Laptops, Notebooks e outras dicas

Como nestes casos dificilmente teremos um teclado numérico em separado, existe a possibilidade de acessar os símbolos através do Mapa de Caracteres do Windows.

Porém, para quem deseja encontrar as teclas de atalho, basta pressionar a tecla ‘Fn’ juntamente com a tecla ‘ALT’, transformando uma parte do teclado em um correspondente do ‘Num Lock’. Geralmete esta é a parte do teclado onde aparecem números bem pequenos, nas teclas das letras U, I, O, J, K, L, M e dos números 7, 8, e 9.

A correspondência fica sendo a seguinte: M=0, J=1, K=2, L=3, U=4, I=5, O=6, 7=7, 8=8, e 9=9.

Desta forma, para criar os símbolos, é preciso pressionar, ao mesmo tempo, as teclas Fn + ALT + sequência de números.

Exemplo: Para fazer o símbolo “☼”, que no teclado numérico seria feito com as teclas ALT + 15, no laptop ou notebook devem ser pressionadas as teclas Fn + ALT + J + I. Em seguida, soltando as teclas, aparecerá o símbolo na tela.

Agora que você descobriu como criar símbolos através do teclado, divirta-se e incremente seus textos e perfis nas redes sociais!

Boa sorte!