Como fazer soro caseiro


Receita-de-Soro-Caseiro-FOTO

A desidratação é um perigo constante e pode estar presente em muitos casos de problemas com a saúde: problemas intestinais, como diarreia; insolação; entre outros. A baixa de líquidos no organismo é um problema que merece atenção especial, principalmente em crianças, e é de responsabilidade dos pais saber sobre os métodos práticos para a sua reidratação, o que impede que problemas mais sérios possam acontecer.photo 2983149263 ae3daa555d t 500x250 Como fazer soro caseiroA ingestão do soro caseiro é a forma mais rápida de devolver ao organismo a água e os sais minerais perdidos durante o processo de desidratação e, saber como prepará-lo na concentração correta é fundamental para não prejudicar mais ainda a pessoa desidratada. O soro caseiro é uma fórmula simples de açúcar e sal dissolvidos em água. Essa mistura é importante porque simula a mesma concentração de substâncias comuns nos líquidos corporais. A glicose é uma das várias formas que o corpo utiliza para obter energia e o sódio é fundamental para que seja feita a retenção do líquido no corpo. Mas atenção, o sódio em excesso faz mal à saúde e a sua concentração no soro é mínima. A seguir veremos como essa preparação deve ser feita em detalhes.

Como preparar o soro caseiro?

O segredo na preparação do soro caseiro ideal é adicionar sal e açúcar na concentração exata preconizada pelo UNICEF, ou seja, 1 litro de água com 20 gramas de açúcar e 3,5 gramas de sal. Esse preparo rende cerca de 4 copos de soro que devem ser tomados após episódios de diarreia aquosa ou vômito. Na preparação individual, para cada copo de 200 ml de água deve-se adicionar meia colher de chá de sal e 2 colheres de sopa rasas de açúcar.electric dipole 500x250 Como fazer soro caseiroÉ muito importante que haja rigor na preparação do soro caseiro, pois uma concentração errada além de não amenizar os sintomas da desidratação ainda pode provocar o aumento do sódio na circulação, o que causa alta na pressão arterial e força o sistema renal a trabalhar mais para eliminar o sódio em excesso do organismo.soro caseiro e colher 400x250 Como fazer soro caseiroPara evitar problemas na hora da preparação do soro, o Ministério da Saúde distribui gratuitamente em postos de saúde um preparo especial que já vem nas concentrações exatas e dispensa a necessidade de medições.

Saiba quando é necessário preparar o soro caseiro.

Entender o momento certo para utilizar o soro é fundamental, principalmente para os pais de primeira viajem já que as crianças são, na maioria das vezes, as mais atingidas.

Os sintomas da desidratação causada por diarreia são:

  • Moleira funda;
  • Choro sem lágrima ou olhos secos;
  • Boca seca.

Na presença de qualquer um desses sintomas deve-se amamentar a criança com leite materno ou realizar a administração do soro caseiro.

Já a desidratação por calor é bastante rara, causada principalmente por excesso de exposição ao sol ou por ter passado muito tempo em locais quentes e abafados, como interior de carros ou galpões fechados. Nesses casos de desidratação os sintomas variam desde a boca seca até modificações no formato do olho. O tratamento deve ser feito com água, chá, sucos ou água de coco.

No geral, o ensinamento de cuidados básicos na infância, como lavar as mãos após as evacuações e antes da ingestão de alimentos, é algo essencial para evitar os problemas com a desidratação e, caso aconteçam, a preparação do soro caseiro na concentração correta é fundamental para garantir a boa recuperação do indivíduo atingido, principalmente se for uma criança

Receita de Soro Caseiro FOTO 285x137 Como fazer soro caseiro

O soro caseiro é recomendado para reposição de sais e água em pessoas (principalmente crianças) que sofreram desidratação, seja por vômito ou diarréia. A função do soro, administrado por via oral, é a reposição destes componentes perdidos. Caso ainda não saiba, Comofas te ensina a preparar soro caseiro, para você se hidratar.

0054B 200x175 Como fazer soro caseiro

Passo a Passo

1) Adquira uma colher-padrão do UNICEF, disponível em qualquer posto de saúde, para ter as medidas corretas.

33273 1 285x175 Como fazer soro caseiro

2) É importante Lavar as mãos. Após fazer isso, use um copo de água fervida ou filtrada.

3) Prepare o soro dissolvendo duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher) e uma medida rasa (medida menor) em um copo d’água.

como fazer soro caseiro 285x140 Como fazer soro caseiro

4) Caso queira fazer uma quantidade maior siga as proporções: 1 litro de água para 3,5g de sal e 40g de açúcar.

5) Em casos graves o soro caseiro não será eficaz, fazendo-se necessário o encaminhamento da pessoa para atendimento médico imediato.

desespero 285x175 Como fazer soro caseiro

6) Existe ainda o soro para reidratarão oral SRO (OMS- 1971), também distribuído em alguns postos de saúde na forma de pó que deve ser dissolvido em um litro de água.

Soro caseiro 285x175 Como fazer soro caseiro

Atenção:

Se o vômito ou a diarréia prosseguirem, procure imediatamente um posto de saúde próximo a sua casa. Lembre-se: desidratação é muito perigoso e segundo a UNICEF é uma das maiores causas de mortalidade infantil!