Como fazer sorvete de açaí


3116357444_27904db4d1

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira originária da região do Amazonas. Ao longo do tempo recebeu diversos nomes em várias partes do país, no Maranhão, por exemplo, é conhecida entre os moradores locais como juçara e é consumida pura ou acompanhada de alimentos como carne e peixe. Atualmente o estado que mais produz o fruto é o Pará, sozinho ele é o responsável por pelo menos 85% da produção mundial.

O fruto é muito importante na alimentação do povo do norte e nordeste de país. Com o tempo foram sendo descobertas outras utilidades para as frutas, a indústria da beleza, por exemplo, passou a criar diversos cosméticos tendo o açaí como principio ativo. Além dela, a própria indústria de alimentos começou a criar receitas com o açaí, como o sorvete. Porém com alguns ingredientes é possível fazer essa receita em casa, sem grandes mistérios. 

Na hora de fazer um bom sorvete de açaí em casa o primeiro passo é escolher muito bem a poupa que será usada, por ser a base da receita é fundamental que ela seja bem encorpada, dessa maneira você conseguirá deixar o seu sorvete com uma textura bem melhor.

Ingredientes

  • Suco de açaí (feito a partir da polpa)
  • Açúcar
  • Liga neutra para sorvete
  • Chá de emulsificante
  • Liquidificador
  • Vasilha de alumínio
  • Batedeira

4386387492 2a5147b1541 Como fazer sorvete de açaíj-cornelius/Flickr

Saiba como preparar

  1. Separe um litro de suco de açaí, o ideal é que ele fique bem forte para que o sabor seja ainda mais marcante. Divida também os outros ingredientes, ½ xícara de açúcar, uma cola de liga neutra e outra do chá de emulsificante, esses dois últimos ingredientes são próprios para sorvetes e são responsáveis por deixar a massa mais macia.
  2. Coloque suco, o açúcar e a liga neutra no liquidificador e bata por pelo menos cinco minutos em velocidade média.
  3. Coloque a massa em uma vasilha que seja de alumínio, esse material é mais o mais adequado para esse tipo de receita.
  4. Leve ao congelador e espere até que o processo de congelamento seja iniciado, como cada congelador possui um nível diferente, o ideal é que você verifique de vez em quando.
  5. Retire a mistura do congelador e coloque em uma batedeira, junto o emulsificante e bata até que o volume seja dobrado, esse procedimento dura em média cinco minutos.
  6. Coloque em formas individuais, ou em uma maior, e leve novamente ao congelador até alcançar a textura desejada.
  7. Sirva bem gelado.

Dicas

  • Misture outras frutas ao açaí e faça combinações interessantes, algumas pessoas costumam gostar do sabor que essa mistura resulta.
  • O açaí é uma das frutas mais gordurosas que existem, por esse motivo é preciso consumir com moderação. Porém vale ressaltar que ela também é muito rica, principalmente em ferro.
  • Para minimizar o valor calórico, você pode trocar o açúcar por umas gotas de adoçante, porém é bom verificar que todos que irão consumir o sorvete são adeptos a ele.
  • Sirva o seu sorvete em casquinhas que podem ser facilmente compradas em supermercados.

O sorvete de açaí é uma ótima opção de sobremesa, além de ser muito fácil de preparar. Faça logo o seu e bom apetite.

3116357676 1019cc331f Como fazer sorvete de açaíacarlos1000/Flickr

(imagem destaque:acarlos1000/ Flickr)