Como Fazer Strogonoff de Frango e Strogonoff de Filé


strogonoff

Um dos pratos mais apreciado pelos brasileiros é o Strogonoff. Comida de origem russa, o strogonoff nada mais é que cubos carne com creme de leite e, mesmo com toda essa simplicidade, agrada a muitos!

Beef stroganoff on rice Como Fazer Strogonoff de Frango e Strogonoff de Filé

Curiosidades:

Sua origem é incerta e existem inúmeras histórias sobre o surgimento do strogonoff.

Após a queda do Império Russo, a receita se popularizou em hoteis e restaurantes da China antes do início da II Guerra Mundial. Imigrantes russos e chineses, assim como servidores estadunidenses que trabalhavam na China pré comunista, foram responsáveis em trazer diversas variações a receita tradicional, bem como, por tonar a receita popular a partir dos anos 50.

Na França recebeu os Champignons e foi prato sofisticado do restaurante Maxim\’s, embora hoje tenha se popularizado, não tendo mais seu antigo grande prestígio junto aos gastronomia. Com a sua popularização, em alguns países é possível observar o preparo de panquecas, pizzas ou batatas assadas (tipo inglesas) com strogonoff.

batata Como Fazer Strogonoff de Frango e Strogonoff de Filé

Batata Inglesa recheada com Strogonoff

No Brasil, podemos encontrar strognoff tanto de carne bovina quanto de frango, com milho, palmito, ketchup… tudo para agradar o paladar brasileiro.

Se você quer aprender uma deliciosa receita de strogonoff de carne, o Comofas vai te ensinar!

1) Você vai precisar de: 1 quilo de alcatra; 100 ml de conhaque; 200 gramas de cogumelos (frescos ou em conserva); 200 ml de molho de tomate peneirado; 1/2 xícara de creme de leite; 1 cebola roxa; 2 dentes de alho; 1 colher (chá) de pimenta do reino; 1 colher (chá) de sal; 4 colheres (sopa) de óleo; 2 colheres (sopa) de maizena; 1/4 xícara de água.

2) Corte a carne em cubinhos. Coloque-a em uma tigela e tempere-a. Reserve.

3) Descasque a cebola e pique ela bem picadinha. Descasque o alho e esprema-o. Reserve.

4) Se você utilizar cogumelos frescos, lave-os com uma escovinha macia própria para legumes. Se utilizar cogumelos em conserva, escorra-os em uma peneira. Corte-os ao meio. Reserve.

Champignon Como Fazer Strogonoff de Frango e Strogonoff de Filé

Cogumelo Champignon

5) Dilua a maizena na água e reserve.

6) Em uma panela grande, coloque o óleo e deixe aquecer. Acrescente o alho e a cebola e deixe-os dourar. Vá mexendo para que não queime. Assim que estiver douradinho, acrescente a carne e a refogue. Deixe-a cozinhando com a panela tampada até que a carne esteja macia, mexendo de vez em quando para a carne não grudar.

refoga Como Fazer Strogonoff de Frango e Strogonoff de Filé

6) Flambe o conhaque para colocá-lo junto à carne. Para isso, coloque-o em uma concha de metal, coloque fogo e vá fazendo movimentos circulares com a concha para que o conhaque flambado vá caindo por sobre a carne na panela.

7) Acrescente os cogumelos e o molho de tomate. Mexa e deixe cozinhar por um tempo.

8 ) Junte a maizena diluída e mexa até encorpar.

9) Por fim, misture o creme de leite mexendo sem parar e sem deixar que o molho ferva. Vá misturando até ter uma massa homogênea.

Strogonoff de carne Como Fazer Strogonoff de Frango e Strogonoff de Filé

10) Sirva o strogonoff quente. Você pode servir como acompanhamento arroz branco, batata palha e uma salada simples de alface e tomate.

P.S.: Se preferir, você pode substituir os cogumelos por palmitos cortados em rodelas, acrescentar milho, trocar a carne de boi por cubinhos de peito de frango ou ainda por camarão… enfim, o strogonoff é um prato muito versátil e que você pode prepará-lo da maneira que mais te agrada.

strogonoff prato blog Como Fazer Strogonoff de Frango e Strogonoff de Filé

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !