Como fazer sua Árvore Genealógica


arvore_genealogica_dest

Família: integrantes da maior parte de nossas vidas e ainda por cima nossos melhores amigos para todas as horas. É muito interessante resgatar essas memórias de sua família, tenho certeza que vai encontrar coisas muito emocionantes.

Fazer a árvore genealógica de sua família é algo que exige um pouco de esforço e pesquisa. Pois não se trata apenas de resgatar os nomes de seus familiares. Para uma árvore genealógica completa precisamos resgatar memórias sócio-históricas e sócio-econômicas de nossa família.

arvore genealogica1 Como fazer sua Árvore Genealógica

 

Confira abaixo o passo a passo para fazer sua árvore genealógica:

Pesquisa

A pesquisa é o passo mais importante na construção de sua árvore genealógica. Pesquise informações sobre sua família e seus antepassados, converse com seu avós ou se possível, seus bisavós. Os mais velhos e sábios tem ótimas histórias para contar.

Pesquise informações como:

  • Situação financeira de antigamente.
  • Situação cultural de antigamente.
  • Situação social de antigamente.
  • Histórias interessantes.
  • Fases ruins e boas que passaram.
  • Nomes e data de nascimento de familiares.

Construção

A árvore genealógica de sua família pode ser feita em um cartaz, papel sulfite ou digitalmente se você tiver conhecimento o suficiente.

Escreva o seu nome. Esse é o ponto de partida, você é o principal integrante desta árvore, o centro de tudo. Partindo do seu nome que faremos os outros familiares.

A partir do seu nome, faça um traço apontando para cima com o nome de seus pais, use sua criatividade utilizando quadrados, círculos ou outros desenhos para identificar feminino e masculino. Se tiver irmão, faça ao lado de seu nome.

Repita o processo partindo de seus pais. Escreva o nome dos pais deles e irmãos. E assim por diante.

Poderá utilizar cores diferentes ou formas diferentes para pessoas falecidas. Pode anotar o ano de nascimento e o ano de falecimento de todos os integrantes de sua árvore genealógica.

arvore genealogica2 Como fazer sua Árvore Genealógica

Registro histórico-cultural, histórico-social e histórico-econômico

Agora vamos organizar as informações coletadas. Pegue um caderno, folhas sulfite ou no seu computador e organize todas as histórias coletadas separadas em categorias. Categorias tais como: separar por décadas ou por famílias. Por exemplo: você pode anotar tudo o que aconteceu na década de 40 informando nascimentos, falecimentos, histórias interessantes, histórias bem sucedidas, histórias de terror (sempre tem), histórias engraçadas, ou você pode anotar tudo o que aconteceu com a família do seu avô, com a família de sua avó, com a família do primo de sua mãe ou com a tia mais velha de seu pai. Basta você usar a sua criatividade e catalogar todas as informações recebidas.

Utilizar fotos também é realmente muito interessante. Além de tornar o trabalho mais atrativo, você está com registros históricos valiosos, mesmo sendo, talvez, valiosos apenas para você.

arvore genealogica31 Como fazer sua Árvore Genealógica

Ouse!

Esse passo é o mais importante de todos, onde você deve ousar e ir além de sua imaginação. A história de sua família é interessante? Outras pessoas iram gostar de ter conhecimento sobre isso? Então porque você não escreve um livro sobre a história de sua família? Renderia conhecimento a todos além de ser uma ótima forma de homenagear grandes líderes escondidos em sua árvore genealógica.

Depois de fazer a sua árvore genealógica, não deixe de comentar como foi!

2 replies to this post