Como fazer sua própria caricatura


6032092307_126a189212

Hoje já não é preciso desenhar bem para fazer uma caricatura, graças à tecnologia existem programas de computador específicos para esse trabalho. A Caricatura pode ser feita de modo manual (desenhada por uma pessoa) ou digital (feita pelo computador). Em ambos os casos a prática da caricatura é feita captando nossas próprias características e as exagerando para dar um toque divertido no desenho.

Neste artigo vamos mostrar como fazer ambos os modos, se você é craque em desenho pegue um papel e lápis, já se prefere fazer de modo digital fique atento nas nossas dicas de programas, seja qual for sua preferência, mãos a obra.

Como desenhar uma caricatura à mão livre

  1. É necessário alguns materiais básicos de desenho, como: Um lápis, um apontador, uma borracha, uma caneta de ponta porosa e papel. Examine as linhas e formas do rosto da pessoa que vai ser caracterizada cuidadosamente.
  2. Os traços de uma caricatura devem ser mais simples que um desenho técnico, o desenhista deve captar o que chama atenção na pessoa que está desenhando e passar isso para o papel de uma forma engraçada.
  3. Se você está começando tente reproduzir as características do rosto de uma pessoa, faça em um tamanho bem maior do que o normal, mas sempre respeite os traços e linhas originais do rosto que está sendo desenhado.
  4. Se os olhos da pessoa são grandes normalmente deixe-as ainda maior no desenho, o mesmo deve acontecer com as orelhas, nariz e boca.

205119974 ab4e3951cd Como fazer sua própria caricatura Vinnl/Flickr

Nesta modalidade de caricatura o fator mais importante é a prática, por isso não desanime na primeira tentativa, continue praticando e as suas habilidades irão sendo aperfeiçoadas.

Como fazer uma caricatura a partir de uma foto

Existem programas específicos que transformam uma foto em uma caricatura em um click, mas o trabalho também pode ser feito manualmente em um programa de desenho como o Photoshop por exemplo.

Fazendo a caricatura no Photoshop

Primeiramente você deve entender e conhecer o programa Photoshop, pois o processo dá trabalho e exige conhecimentos básicos do software.

  1. Escolha a imagem no seu computador que você deseja usar para fazer a caricatura. A foto deve ter ótima resolução, de pelo menos 1000 pixels de largura para cima.
  2. Utilize imagens com fundo branco. Para isso, talvez seja necessário que você recorte a pessoa utilizando o laço poligonal e colando-a num fundo branco.
  3. Mude o tamanho da largura (Width). Diminua cerca de 250 ou 300 pixels. Sendo assim uma imagem de 1000 pixels ficará com apenas 750.
  4. Salve a sua imagem. Vá em File > Save As e escolha um nome diferente para a nova foto, dessa maneira você não irá perder a fotografia original.
  5. Deixe abertas as duas imagens (a que você acabou de diminuir o tamanho e salvar e a original, maior).
  6. Para criar a caricatura, vamos usar a imagem menor. Abra ela e depois vá em Filter > Liquify.
  7. Agora com as ferramentas disponíveis no programa solte sua imaginação, aumente e diminua as características da pessoa na foto, exagerando ou diminuindo seus pontos marcantes. (Precisa ter conhecimento mínimo em Photoshop como falamos acima)
  8. Depois de mexer em cada área desejada, Vá ao menu Edit > Transform > Warp.
  9. Quando acabar salve seu trabalho.

6337771348 db9e2ba2a0 Como fazer sua própria caricaturaDonkeyHotey/Flickr

Programas que transformam fotos em caricaturas

Se você não deseja gastar tanto tempo e nem ter muito trabalho, use programas específicos. Faremos uma lista abaixo com alguns programas de caricatura gratuitos.

  1. Cartoonist 1.3
  2. DoppelMe
  3. MAGIX FunPix Maker 2.0
  4. PhotoS 4.0
  5. Carafeia ETM 1.0

Baixe os programas e divirta-se com os amigos.

(Imagem Destaque: Chris Schroeder/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !