Como fazer tabela de menstruação (tabelinha)


tabelinha

Saber o seu dia fértil serve tanto para você se prevenir de uma gravidez fora de hora, como também é útil para se programar para ser mamãe. Por conta disso, aprenda como fazer tabela de menstruação (tabelinha).

A única coisa que será muito importante é anotar o dia que menstruou em dois meses seguidos para conseguir identificar o tamanho do seu ciclo menstrual.

  • O primeiro passo é você conhecer o seu ciclo menstrual. Normalmente, ele é de 28 dias, mas esse período varia entre 21 e 41 dias. Para chegar a esses cálculos, você deve contar a partir do primeiro dia de sua menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação;
  • Agora é necessário descobrir o período fértil, que é o momento exato que a mulher está ovulando e que pode engravidar com maior probabilidade. Por exemplo, suponha que os seus cálculos deram 30 dias. Divida 30 por 2 e o resultado é 15. Suponha que sua menstruação tenha vindo no dia 1º de outubro, então no dia 15 de outubro, ou seja, 15 dias após o início da menstruação, é o seu dia fértil;
  • Como podem ocorrer erros nos cálculos ou até mesmo o próprio organismo não seguir esta ordem, o dia fértil pode atrasar ou adiar, então é preciso contar três dias antes e três dias depois, sendo então o período fértil do exemplo dado, a fase entre 12 e 18 de outubro.
  • Muitas mulheres confundem e calculam errado, porque a maior parte das pessoas considera que o dia fértil é o 14º após o início da menstruação, mas esquecem de ressaltar que essa conta se refere a um ciclo de 28 dias, o que é o mais comum. No entanto, muitas mulheres têm ciclos maiores, portanto é preciso ficar atenta a esse detalhe.
calendário F550x450 Como fazer tabela de menstruação (tabelinha)

Via Flickr

Independente de qual seja o tamanho do seu ciclo, o cálculo certo é dividi-lo por dois e o número resultante será exatamente o seu dia fértil, mas acrescente a ele três dias anteriores e três dias posteriores.

Durante o período fértil, a mulher tem alguns sintomas que ajudam ainda mais a identificar essa fase: a temperatura do corpo aumenta um pouquinho, sendo necessário medi-la em todo o ciclo. Por exemplo, em dias que não está ovulando, a mulher fica com 36,5ºC, que é o normal, no entanto quando libera o óvulo, essa mudança aumenta em 0,5ºC ou até 0,8ºC. A medição pode ser feita todos os dias, antes mesmo de sair da cama.

Outra característica é que a mulher libera uma secreção pela vagina parecida com clara de ovo. É outro sinal claro de período fértil. Se tiver relação sexual sem camisinha, a possibilidade de engravidar é bem grande, já que um óvulo sobrevive até 24 horas após ser liberado pelo ovário.

Uma última dica diz respeito à organização das informações: Assim que souber sobre o seu ciclo e dias que fica fértil, anote tudo em algum lugar de fácil acesso. Quem tem Iphone, por exemplo, pode usar o aplicativo Period Plus.

woman F550x450 Como fazer tabela de menstruação (tabelinha)

Via Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post