Como fazer tabelinha


menstruação

A tabelinha é um diagrama do clico menstrual da mulher. É o método anticoncepcional que leva em consideração o dia da ovulação, em que as chances de engravidar são maiores.

A menarca, a primeira menstruação, dá início ao ciclo menstrual de uma garota. Todo ciclo inicia-se no primeiro dia de menstruação e termina na menstruação seguinte, que pode acontecer cerca de 25 a 35 dias após.

tabelinha1 Como fazer tabelinha

O período fértil de uma mulher corresponde à época de ovulação, quando um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado por um espermatozóide.  Se o óvulo não for encontrado por nenhum espermatozóide e, assim, não fecundado, não ocorre gravidez. Para que o organismo elimine este óvulo, a menstruação acontece e inicia-se a nova fase do ciclo.

O ciclo, portanto, têm duas fases. A primeira vai da menstruação até a ovulação, com duração variável, que depende do tempo que o óvulo levou para amadurecer. Este tempo é de, aproximadamente, 14 dias. A segunda fase parte da ovulação à próxima menstruação, não variando e também dura em média 14 dias.

tabelinha2 Como fazer tabelinha

É importante destacar que, como o espermatozóide pode durar por volta de 48 horas no organismo da mulher, naturalmente o período fértil tende a estender-se dois dias antes e dois dias depois da ovulação.

Fazendo a tabelinha

Para que a mulher saiba quando qual seu período fértil, é necessário que se faça um controle dos dias em que menstruou em um calendário, por cerca de 8 meses a 1 ano. Para descobrir-se o período correto, considera-se o período mais curto e o mais longo.

Nos registros feitos em um ano, suponhamos que o mais curto tenha durado 26 dias e o mais longo tenha durado 32 dias.

tabelinha34 Como fazer tabelinha

O início do período fértil é baseado no período mais curto, descontando-se 14 dias e mais 2 dias de margem de segurança.

26 dias – 14 dias – 2 dias = 10º dia = início do período fértil

E o fim do período fértil é baseado no período mais longo, descontando-se 14 dias e somando mais 2.

32 dias – 14 dias + 2 dias = 20º dia = fim do período fértil

Sendo assim, o período fértil neste caso, contando do 1º dia de menstruação, é do 10º ao 20º dia do ciclo. Ainda como margem de segurança, estende-se dois dias, porque o óvulo continua fértil por entre 6 a 12 horas. Tornando-se, então, o período fértil do 9º ao 21º dia.

tabelinha4 Como fazer tabelinha

Existem algumas calculadoras disponíveis na internet, que informam a média dos dias férteis com base em algumas menstruações.

Cada mulher possui um ciclo diferente e que pode sofrer diversas interferências, como estresse, cansaço, ansiedade, entre vários outros.  Desta maneira, a tabelinha como método anticoncepcional não é segura. Em comparação à pílula anticoncepcional, que tem eficácia em torno de 99%, a tabelinha tem sua eficácia entre 60 e 80%.

O método também não protege de doenças sexualmente transmissíveis. O uso da camisinha garante segurança e uma vida sexual saudável.

É de grande importância ressaltar que somente o seu médico poderá indicar-lhe o melhor método anticoncepcional.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !