Como fazer tapete de retalho


colcha retallhos passo a passo

No artigo sobre como fazer colcha de retalho ficou demonstrado que com um pouquinho de talento artístico, vontade de por a mão na massa (ou no pano) e alguns materiais fáceis de achar, além de mais um bocado que de outra forma seria jogado fora, é possível criar uma roupa de cama barata, confortável e até mesmo que combine com suas coisas ou dite um tom de decoração para o seu quarto.

25350 big 600x250 Como fazer tapete de retalho

Saiba que utilizando quase todos esses materiais, e mais alguns outros, é possível criar mais peças de decoração que confiram à sua casa um aspecto visual ao mesmo tempo requintado e rústico. Ideal para ambientes como sítio, casa de campo, de veraneio, fazenda, chácaras, ou mesmo para você que só quer dar à sua residência um layout sustentável e mais próximo a natureza.

5607637586 5d5cd02ff0 367x250 Como fazer tapete de retalho

Aprenda neste guia Comofas tudo sobre como fazer tapete de retalho, que também poderá ser usado como centro de mesa, enfeite para sofá ou o que mais sua imaginação ditar.

7974a38b2a42268066c03442b2cc922b23092011130727 570x250 Como fazer tapete de retalho

Passo a Passo

Você vai precisar de: uma agulha de costura com fundo largo; tecido de juta cortado em uma dimensão retangular de noventa por quarenta e oito centímetros; sessenta quadrados de retalho cortados na dimensão de sete centímetros quadrados; um novelo preto de linha de crochê.

1)    Deixe um espaço de um centímetro em cada extremidade de cada um dos lados do retângulo de tecido de juta.

2)    Faça então seis fileiras de um lado a outro da juta utilizando os quadradinhos de retalho.

3)    Deixe um espaço de dois centímetros entre eles na horizontal e de um centímetro na vertical. Ao final você terá aproximadamente seis fileiras de retalho contendo uma média de dez quadrados cada.

4)    Desfie o saco de juta nas laterais que você reservou em cada lado puxando cada fio que não foi envolvido pela costura. Desfie então a juta que ficou sobrando entre cada um dos tecidos de retalho.

5)    Com a linha preta de crochê, uma os fios de juta uns aos outros de modo a formar conjuntos de quatro. Faça isso nos sentido horizontal ou vertical, conforme achar mais estético. Ainda há a opção de alternar este padrão para atribuir um efeito à união. Também é possível unir todos os seguimentos restantes de juta ou nenhum, fica ao seu critério.

6)    Se desejar utilize cores de linha que combinem ou destaque os fios de juta dos tecidos de retalho.

7)    Agora é só escolher o objeto ou local à ser adornado. Boa sorte!

2 replies to this post