Como Fazer Tapioca – Receita


Tapioca Doce

A tapioca é uma comida tipicamente brasileira de origem indígena, entre os índios tupi-guarani. A sua base, o polvilho ou fécula, é feita a partir da mandioca, planta nativa das Américas e de grande importância para os índios. O seu nome deriva do tupi e significa coágulo, nome dado para este tipo de amido.

tapioca Como Fazer Tapioca   Receita

Um pouco de História…

Os povos tupis-guaranis, que ocupavam a faixa litorânea leste do território brasileiro desde o sul até o norte, foram os responsáveis pelo domínio comestível da mandioca. A mandioca, produzida sob o sistema da agricultura de subsistência, era a base da alimentação do Brasil até a chegada de Pedro Álvares Cabral. A tapioca nasceu através da necessidade de diminuir o tamanho do beiju e poder passar a ser cozida no fogo.

indio tapioca Como Fazer Tapioca   Receita

Pouco após os primeiros anos do descobrimento, os colonizadores portugueses na Capitania Hereditária de Pernambuco, descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. Na cidade de Olinda se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca, extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá (Pernambuco).

A tapioca logo se espalhou pelos demais povos indígenas, como os cariris no Ceará e os Jês, na Amazônia oriental. Ainda, se transformou posteriormente na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca, hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o nordeste.

Se você ficou com água na boca e quer aprender a preparar esta delícia legitimamente brasileira, o Comofas te dá a receita!

1)      Você vai precisar de: 1 quilo de polvilho doce e água.

2)      Umedeça o polvilho e deixe-o por cerca de 12 horas na geladeira.

3) Passe o polvilho na peneira e acrescente uma pitada de sal.

mandioca   tapioca peneira frigideira Como Fazer Tapioca   Receita

4)      A base da sua tapioca está pronta! Muito simples e fácil de se fazer! Agora, para prepará-la, você precisará aquecer uma frigideira e colocar uma pequena quantidade do polvilho. Deixe que esta “farinha” fique úmida e vire-a com uma espátula.

5)      A sua massa está pronta!  Agora você pode acrescentar o recheio da sua preferência, seja ele doce ou salgado. O recheio de tapioca mais tradicional é o de coco com queijo, mas você pode preparar tapioca de frango, de carne moída, de calabresa, carne-de-sol ou então de frutas, como o morango (misturando-o com leite condensando ou chocolate, por exemplo), a banana e até mesmo goiabada.

graph tapiocasSalgada Como Fazer Tapioca   Receita

Tapioca Salgada

6) Basta rechear a sua tapioca ainda aberta sobre a frigideira: coloque o recheio em metade do círculo e depois dobre a massa ao meio, formando uma meia-lua.

7)      Agora você poderá comer essa delícia que foi considerada Patrimônio Cultural da cidade de Olinda. Bom apetite!

tapioca cafe doce de leite e chocolate Como Fazer Tapioca   Receita

Tapioca Doce

 

 


10 replies to this post
  1. olá! eu gostaria de adiquerir uns receita de como fazer o beiju com o polvilho para que eu possa vender pois estou desempregado e quero trabalhar com venda de beiju e recheios, e quero seber como fazer o mesmo ok e já agradeço e Obrigado pela receita