Como fazer telhas decoradas: passo a passo


telha

Telha decorada é daqueles objetos decorativos que remetem à vida simples e tranquila do campo. É um trabalho artesanal de pintura e/ou aplicação de outros materiais como biscuit e decoupage. Se você procura por uma atividade para obter renda, essa é uma alternativa que tem feito muitos artesãos deixarem outras técnicas de lado e ficar só com essa lucrativa arte.

5801477120 ac3e142c39 z F550x450 Como fazer telhas decoradas: passo a passo

Via Flickr

3 boas vantagens desse trabalho

  1. A matéria prima varia pouco, por isso o investimento em materiais é segmentado e por isso, o retorno é mais rápido.
  2. A telha pode decorar qualquer estilo de ambiente, só depende do artesão criar vários modelos. Sendo assim qualquer pessoa é cliente em potencial.
  3. O preço é relativamente barato por um objeto decorativo, ainda mais se o artesão capricha nos acabamentos e retoques finais, logo a venda será garantida em qualquer época do ano.

Tipos de decorações

Pintura: Se você tem experiência em pintura em tecido, em vidro ou madeira, terá bastante facilidade para se adequar a superfície da telha.

Pinte alimentos para que a telha possa ser sugerida para decorar a cozinha, paisagens para salas e varandas, temas infantis para quartos de criança e assim por diante.

Biscuit: Quem sabe fazer biscuit pode fazer aplicações de figuras na telha, criando uma cena.

Para quartos infantis tente montar uma cena de uma história infantil, ou bichinhos meigos e mensagens bíblicas.

Patchwork: Quem tem habilidade com essa técnica que emenda retalhos de tecido formando desenhos, pode revestir uma telha com pedaço de patchwork pronto. Meça a altura e a largura da telha e componha um pedaço de patchwork nessas medidas e aplique com cola de tecido, ou cola quente.

Decoupage: a mesma técnica que decora madeira pode decorar telhas e siga uma linha: flores  e paisagens para quartos e salas, alimentos para cozinhas e área de festas, infantil para quartos.

Materiais

Defina primeiro o estilo de decoração que irá fazer e faça uma lista dos itens essenciais e vá comprando mais conforme tiver certeza de que a técnica escolhida é a que pretende seguir, assim seu investimento fica moderado para o caso de querer mudar de técnica.

Para quaisquer técnicas, precisará furar a telha, para que ela possa ser pendurada na parede. Isso se faz com furadeira e broca pequena. Faça 2 furos na parte superior e passe pelos furos fios resistentes como de corda ou barbante reforçado.

Para decorar telhas com pintura, você vai precisar de tinta para vidro, pincéis várias espessuras, verniz, carbono e a telha de cerâmica.

Escolha a figura a ser pintada e transfira para a telha com o carbono. Comece pintando pelas figuras de fundo e por último as figuras que estão à frete. Por exemplo: se for pintar uma paisagem comece pintando o céu e depois as figuras da paisagem: árvores, pássaros, riachos, etc.

Se for decorar telhas com biscuit precisará de massa de biscuit várias cores, tinta acrílica para pintar a telha, cola quente, pistola de cola quente e a telha de cerâmica.

Se for decorar com patchwork precisará de retalhos de tecidos, máquina de costura, cola de tecido e a telha de cerâmica.

Se for decorar com decoupage irá precisar de guardanapos de papel próprio para essa técnica, cola própria, verniz, pincéis macios (de cabo vermelho) e a telha de cerâmica.

4035539565 b00bb00f98 o F550x450 Como fazer telhas decoradas: passo a passo

Via Flickr

Independente da técnica você poderá usar elementos diversos para compor a decoração, como palitos de picolé para fazer cerca ou esquadrias de janelas de um castelo, por exemplo.

Poderá usar crepom verde para simular gramas e assim por diante, crie na sua imaginação à cena e use elementos que possa ajudar-lhe a compô-la.