Como fazer textos narrativos – exemplos


escrevendo

Sua prova está chegando e o medo da redação aumenta a cada dia que se passa, pois você ainda não domina as técnicas e não sabe muito bem diferenciar os tipos de texto? Mas isso pode acabar agora. Veja nossas dicas de como fazer textos narrativos:

  • Os texto narrativos são focados nos fatos, nos acontecimentos e no desenrolar de tudo. Há sempre a ideia do tempo, de algo que o leitor consegue identificar muito bem quando aconteceu e o que poderá vir a acontecer na cena. EX: “Os dois chegaram à cidade ontem à noite, estavam animados e foram procurar um local para se divertirem.”
  • Há a presença de personagens principais e secundários, dependendo da participação de cada um deles durante a história. É possível ainda que não existam vários personagens principais ou que a função dos mesmos dentro da trama (se principal ou secundária) não fique bem clara.
  • Existe também a figura do narrador, que pode aparecer em primeira pessoa, participando da história (onipresente) ou como observador (onisciente). O narrador personagem só tem ciência dos fatos que participou.  Ex: “Eles estavam juntos e bem felizes ali no parque” (onisciente) Ex: “Eles estavam juntos ali no parque e me viram aqui, observando-os” (onipresente).
  • O ambiente é o espaço onde os fatos se desenvolvem, muitas vezes é apenas um cenário para a história narrada e em outras está diretamente ligado aos fatos, como um personagem inanimado. Ex: “Estavam juntos ali no parque” (“ali no parque”, refere-se ao ambiente).
  • O tempo diz respeito à quando os eventos aconteceram. Ex: “Eles estavam ontem no parque” (ontem, localizou no passado).
  • O enredo geralmente segue a seguinte lógica: introdução (prólogo), complicação, clímax (problema da narrativa, tornando o desfecho inevitável) e desfecho (final ou epílogo) . O desfecho nos textos narrativos não são resumos e nem ideias novas, como acontece em texto dissertativo, por exemplo. Na narração esse final pode ser uma breve apreciação, um comentário do autor ou uma observação generalizada, ou seja, não há uma regra engessada. Ex: “Eles foram embora de uma vez por todas. Acredito que não vão mais voltar aqui.
  • Essas são as principais características dos textos narrativos, mas nem todos precisam estar, necessariamente, presentes.
  • Como é um texto que mostra o desenrolar dos fatos, os verbos de ação devem estar presentes para dar dinamismo.
  • Os textos narrativos sempre mostram uma modificação de estado pela ação de uma personagem.

estudando Como fazer textos narrativos   exemplosCom essas dicas fica mais fácil entender as diferenças entre os tipos de textos. Lembre-se de que mesmo um texto dissertativo pode conter elementos narrativos e vice-versa. O mais importante de tudo é ler bastante para poder conseguir diferenciá-los. Boa sorte!

1 reply to this post