Como fazer trabalhos artesanais com roupas velhas


3493332861_2724db714c

Aproveitar o tecido de roupas velhas para criar artesanto pode render um bom dinheiro extra, basta que o artesão tenha habilidade para trabalhos manuais e siga as dicas e passo a passo a seguir.

Para fazer asrtesanatos a partir de roupas velhas, você vai precisar de:

  • Roupas velhas
  • Máquina de costura doméstica
  • Linhas nas cores do tecido
  • Moldes do artesanato que deseja fazer
  • Tesoura
  • Agulha de mão
  • fita métrica ou régua
  • Giz de costura ou lápis de escrever

Como fazer

  1. Para fazer tapetes, utilize tecidos de calças jeans ou de brim, pois os tecidos mesmo quando velhos são muito resistentes. Corte o tecido em tiras com a mesma largura e emende-os formado um retângulo com listras de tecidos jeans ou brim. Quando o retângulo estiver pronto, coloque um tecido de forro embaixo (avesso com avesso) e prenda com viés em toda a volta.
  2. Para fazer pesos de porta, utilize quaisquer tecidos de tramas bem fechadas. Para isso salve da internet ou de uma revista de artesanato um molde de bicho ou boneco e corte no tecido. Depois é só emendar as partes do molde, encher com areia de cosntrução da mais grossa e capriche nos detalhes: olhos, laços, cabelo, etc.

    559228590 0aabc1e1d8 Como fazer trabalhos artesanais com roupas velhas                                                                   Richardbarg/Flickr

  3. Para fazer jogo americano, o artesão pode fazer emendado pedaços de tecidos em cores e estampas variadas e aplicando a técnica do patchwork. Ou então fazendo algumas dezenas de fuxicos com tecidos em algodão (já que o tecido sintético não suporta altas temperaturas) e emendando-os uns aos outros formando um retângulo de aproximadamente 35 X 45 cm.
  4. Com calças jeans ou coloridas com a parte traseira intacta, o artesão pode fazer almofadas bem estilosas. Basta cortar um quadrado ou retângulo incluindo os 2 bolsos traseiros e com outro tecido corte outro retângulo no mesmo tamanho. Costure direito com direito, deixando uma abertura de aproximadamente 15 cm para introduzir a espuma. Se preferir pregue um zíper no tecido da parte de trás da almofada antes de costurar as duas partes, fechando a almofada.
  5. Com pequenos pedaços de tecidos estampados, faça flores de tecidos para aplicar em bolsas, boinas, tiaras, tic tac e outros acessórios.
  6. Com tecidos estampados retirados de camisas e blusas, encape cabides de madeira, utilizando cola para tecido ou madeira. Os cabides de madeira estampados são vintage e sofisticados e fáceis de vender, se a intenção for ganhar dinheiro extra. Ou no mínimo renovar o visual dos armários e guarda roupas de casa.
  7. Com roupas velhas em malha de algodão, viscolycra, malha fria, helanca ou outro tipo de tecido que não seja o plano, corte tiras de aproximadamente 3 cm X 10 cm para fazer tapetes. Com um tecido telado ou juta, amarre as tiras de tecido a cada 2 cm do tecido telado/juta. Esse tapete fica colorido e com um visual descontraído.
    Os tecidos planos como os de calças sociais e camisas não são indicados para esse trabalho porque desfiam muito e em pouco tempo o tapete estará todo desfiado e com aparência deleixada.

    83056391 021875c500 Como fazer trabalhos artesanais com roupas velhas                                                                /neilt/Flickr

  8. Com pedaços de tecidos variados é possível também fazer um porta calçados. Para isso, o artesão irá precisar de 12 pedaços de tecido de aproximadamente 25 X 25 cm e um de aproximadamente 75 cm X 1 metro (que tambem pode ser feito com retalhos emendados). Faça nesse tecido maior 12 bolsos com os menores e pregue 2 tiras nos cantos superiores para pendurar a sapateira na parede.

Com essas dicas, o artesão aproveita toda e qualquer roupa velha e pode ganhar dinheiro com a reciclagem!

(imagem destaque:storebukkebruse/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !