Como fazer trançado em fita passo a passo


2931425667_4f9a5dcbe2

O bordado em fita é muito fácil e gostoso de ser feito, pois exerce a paciência e o cuidado e minúcia de quem está fazendo o bordado. Além de ser um ótimo passa tempo, o bordado em fita também exerce a criatividade, e possibilita também uma renda extra, caso você resolva vender os seus bordados.

Com o bordado em fita, você tem possibilidades de fazer inúmeros bordados, com desenhos e cores diferentes, para enfeitar toalhas de banho, toalhas de mesa, bolsas, chinelos e até roupas. Confira as dicas para aprender o básico deste bordado.

2931416351 14ff54cb86 Como fazer trançado em fita passo a passo

Via Flickr

Material

Para começar o bordado em fita, você vai precisar de uma agulha de mão com o buraco mais largo, pois você precisa passar a fita pelo meio dela.

Compre também fita de cetim nº1 da cor desejada, toalha de rosto branca e uma tesoura. As cores da toalha e da fita devem combinar, para o bordado ficar mais bonito. Verifique se a toalha possui os quadradinhos para bordado, pois eles são necessários para bordar a fita.

Passo a Passo

  • Conte quantos quadradinhos tem na extensão vertical da toalha e separe 4 para cima e 4 para baixo a partir do meio da toalha marcando com a ajuda de alfinetes, tendo, assim, oito bloco de fios no total.
  • Deixe mais ou menos um dedo do lado esquerdo e do lado direito e corte os fios dos três quadradinhos para cima do marcado com a agulha e três para baixo dos oito blocos centrais, e, com a ajuda de uma tesoura, desfie. Depois desfie as bordas que você deixou nas laterais até chegar à costura.
  • Esse é o espaço que você vai ter para fazer o bordado. Coloque a fita na agulha com o lado do cetim virado para cima, para que fique brilhante no bordado. Passe a agulha três blocos para frente no bloco desfiado de cima e puxe até que fique apenas um dedo de fita sobrando, e fixe-a com alfinetes para não escapar no bordado.
  • Coloque a fita na carreira de baixo no sentido contrario torcendo a fita para que ela fique sempre com o lado brilhante para cima. Para que o bordado fique simétrico, você precisa contar os quadradinhos pelos quadrados de cima que sobraram sem desfiar.
  • Depois repita a operação, passando novamente no desfiado superior nos três blocos seguintes e depois nos três blocos inferiores, de forma que não fique espaço de tecido branco aparecendo entre os dois pontos.
  • Repita a operação até o étamine acabar, lembrando-se de apertar bem os pontos para não ficar frouxo e perder o encanto do desenho. Quando você terminar, finalize arrematando a fita no final na lateral da toalha dos dois lados. Você pode enfeitar a toalha com um bordado inglês com a mesma fita usada para fazer o bordado.
3868461008 503715d902 Como fazer trançado em fita passo a passo

Via Flickr

Esse é o ponto mais simples para fazer para quem está aprendendo bordado em fita, quando você estiver com segurança, procure outros desenhos, outros bordados com fitas de mais de uma cor e deixe a imaginação fluir para criar os seus próprios bordados e peças.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post