Como fazer tranças em cabelo afro


trançaafro1

Busque trabalhar o seu cabelo de modo que você se sinta bem, sem utilizar produtos químicos e sem abrir mão de sua identidade como mulher negra. O cabelo afro possui características particulares e por isso exige cuidados específicos. As tranças permitem inúmeras variações de desenhos, formas e cores, por isso é uma alternativa bastante procurada. Confira o passo a passo de como fazer tranças coloridas:

tranca Como fazer tranças em cabelo afro

Via Shutterstock

  1. O cabelo precisa estar bem lavado (sem resquícios de creme) e seco.
  2. Utilize um pente de dentes finos para fazer uma risca vertical em um dos lados da cabeça. Separe uma mecha onde será feita a estrela.
  3. Utilize as orelhas como base para fazer um triângulo.
  4. Escolha cinco fios de lã coloridas e coloque o centro delas no meio de uma mecha fina de cabelo.
  5. Com a lã levemente torcida, coloque os fios no lado oposto e passe por baixo os cabelos.
  6. Divida os cabelos em três partes, trance-os junto com a lã até o fim de modo que faça uma meia-lua.
  7. Separe mais uma mecha e então trance ela. Faça uma volta e a estilize no formato de um oito. Finalize a estrela misturando aos fios que ficaram no meio.
  8. Para iniciar as tranças, divida os cabelos restantes em diversas mechas de espessuras variadas.
  9. Pegue uma mecha de canecalon (cabelo sintético) e coloque o meio em uma porção de cabelo, em seguida dê o nó da mesma forma feita com a lã.
  10. Divida a mecha em três e trance.
  11. Amarre a ponta ou queime. Com as mechas do topo separadas, trance da mesma forma.
  • Dica: para estilizar o penteado ainda mais, trance separadamente duas mechas até a metade e depois as junte, formando uma trança mesclada. Finalize o penteado com algumas tranças soltas.
  • Atenção: no caso de cabelos quebradiços, estilize com antecedência as madeixas e use um elástico em cada mecha para uma trancinha fina. Evite o uso excessivo de cremes e lave os cabelos normalmente. O penteado dura até vinte dias.
  • Alguns cuidados: Não deixe de abusar do hidratante, ele é seu aliado para garantir fios macios, fortes e bonitos. Cortar todo mês as pontas dos cabelos é uma forma de fortalecê-los e evitar pontas duplas.

Perguntas frequentes

Dói para fazer tranças? 

Não. Em caso de dores de cabeça e/ ou sensação de testa esticada e/ ou com os cabelos da nunca “puxando” procure seu cabelereiro (a) e peça para fazer as tranças menos apertada. A durabilidade da trança não depende de estar apertada ou não.

Como lavar? 

Seja cuidadoso (a). Entre as tranças, esfregue com a ponta dos dedos no sentido das tranças. Uma dica é utilizar uma escova de dentes de cerdas macias. Use água fria para lavar o cabelo e enxague abudantemente. Procure usar um secador para não ficar muito tempo com a cabeça molhada. Seque bem.

trançaafro3 225x300 Como fazer tranças em cabelo afro

Via Flickr

Como tirar as tranças?

Com o cabelo bastante umedecido, passe creme para pentear antes. Vale ressaltar que as tranças não quebram o cabelo, mas ele pode quebrar na hora de tirar.

Qual o tamanho ideal para fazer as tranças?

A partir de 7 cm já é possível fazer, mas converse com seu cabelereiro antes de tomar qualquer decisão. As tranças podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo, mas o resultado e os cuidados variam conforme o tipo, tamanho, etc.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !